Pular para o conteúdo

Turismo de autocuidado: saiba para onde viajar quando o foco é bem-estar

Tendência do turismo que foca em viagens que promovam o bem-estar físico e mental ganhou força nos últimos anos

Para muitas pessoas, viajar é a oportunidade perfeita para deixar os problemas de lado e focar um tempo em si mesmo. É esse descanso que permite fugir do estresse existente na rotina e aproveitar para descansar a mente, ao mesmo tempo que conhece um novo lugar e tem novas experiências.

Por isso, muitas pessoas planejam viajar para as Maldivas, o Caribe, a Europa ou outros cantos do mundo. No entanto, houve um crescimento nos últimos anos do chamado turismo de bem-estar, com destinos no Brasil que têm se destacado em proporcionar uma experiência focada nisso. Entenda melhor no texto abaixo.

O que é turismo de bem-estar?

Mas, afinal, o que é o turismo de bem-estar? Essa é uma tendência moderna que ganhou força nos últimos anos, no qual o principal foco da viagem é conservar a saúde mental e física. Com isso, ir para um novo lugar vai além de conhecer outra região, cultura e gastronomia: o principal objetivo é realizar programas que façam bem para a saúde física e mental.

Assim, as principais atividades da viagem envolvem aulas de ioga, pilates, prática de exercícios físicos e meditação. Experiências com a natureza, alimentação saudável e fazer conexão com outras pessoas também são programas regulares dessa modalidade, que procura se antagonizar com o estresse e a correria do dia a dia.

A ideia é que o turista possa valorizar viver no presente e desfrutar do momento atual da viagem, combinando saúde, busca por autoconhecimento, contato com a natureza e descanso em uma única viagem.

No Brasil, a demanda por esse tipo de turismo tem aumentado consideravelmente. Um levantamento do Booking.com apontou que 88% dos turistas brasileiros viajam querendo descansar a mente.

Depois da pandemia, a tendência se consolidou ainda mais, representando hoje cerca de 15% do turismo global — atrás apenas do turismo por motivos culturais, segundo dados do Global Wellness Summit.

Para onde viajar quando esse for o objetivo?

Os principais destinos do turismo de bem-estar são aqueles em que é possível ter contato com a natureza, geralmente em montanhas, florestas ou praias. No Brasil, já existem algumas opções que são propícias para esse tipo de viagem. Confira algumas sugestões.

Vila Arapiuns, Santarém, Pará

Vila Arapiuns fica em meio a uma área de floresta intocada a 1h30 de lancha de Alter do Chão e é perfeita para quem quer se conectar com a natureza e esquecer a vida da cidade.

Ela funciona como pousada e espaço para retiros de autoconhecimento, e é possível aproveitar praias de rio de areia branca, conexão com as comunidades ribeirinhas locais, além de desfrutar da floresta.

São 16 chalés duplos, triplos e quádruplos. A estrutura ainda conta com espaço para yoga, jardim, bar e restaurante. E o melhor: tudo alimentado por energia solar, provando que o local é ecologicamente sustentável.

Vilarejo Núcleo Consciência, Piedade, São Paulo

Há apenas 150 km de São Paulo, a Vila Núcleo Consciência, na cidade de Piedade, é um lugar exclusivo para a realização de retiros, workshops e saraus. Ela está cercada pela Mata Atlântica e oferece uma atmosfera totalmente bucólica, sendo que o sítio ainda conta com lago, nascentes e cachoeiras.

A estrutura inclui sala para cursos, espaços ao ar livre, biblioteca e refeitório. Há também acomodação para 31 pessoas, com o local prometendo descanso e foco em garantir o bem-estar dos visitantes.

Unah Piracanga, Península de Maraú, Bahia

Em Unah Piracanga, o turista encontra ecovilas aconchegantes que margeiam o rio Piracanga e oferecem uma praia paradisíaca. A localização privilegiada facilita o principal objetivo do local, que é oferecer uma experiência inesquecível e transformadora.

A estrutura é excelente, e os chalés são construídos de forma ecológica e contam com vista para a natureza, com amplas varandas e acesso a WiFi. Eles também têm kits de higiene pessoal que são 100% biodegradáveis, comprovando que o respeito à natureza também é uma das prioridades do local.

Santuario Osho Lua, Chapada dos Veadeiros, Goiás

O Santuario Osho da Lua fica em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na Chapada dos Veadeiros, um dos principais pontos turísticos naturais do Brasil. Diariamente, as instalações do local recebem grupos de visitantes para realizar retiros alternativos e ecoturismo.

São muitas as atividades que podem ser feitas, uma vez que a natureza ao redor é abundante. Elas incluem realização de trilhas e visitas a cachoeiras, prainhas e cânions. A estrutura é rústica com quartos duplos ou coletivos, mas a experiência é bastante tranquila e agradável.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!