Pular para o conteúdo

Principais ingredientes que todo confeiteiro deve ter na cozinha

Confira quais itens não podem faltar na sua geladeira e que vão te acompanhar em todas as receitas.

A confeitaria é uma das partes mais artísticas da cozinha. Além de fazer bolos, tortas e doces deliciosos, é preciso ter os itens certos à disposição, para garantir receitas perfeitas e inesquecíveis.

Assim, se você está em busca de produtos para confeitaria para colocar em prática essa arte, confira quais são os ingredientes que não podem faltar.

Ingredientes secos básicos que todo confeiteiro deve ter na cozinha

Para facilitar a produção das receitas, é comum dividir as misturas em ingredientes secos e úmidos. Dentre os primeiros, o que será que não pode faltar nas tortas, receitas de brownie e bolos? Confira.

Farinha

Pode ser comum, especial ou integral. Geralmente o confeiteiro opta pela farinha de trigo, que contém glúten, mas é possível investir na confeitaria diferenciada e trazer outras farinhas.

Para quem tem alergia ao glúten, os alimentos são feitos com farinha de arroz, de aveia ou de amêndoas, por exemplo.

Cacau ou chocolate em pó

O sabor preferido e mais vendido entre os doces é o chocolate. Para dar vida às tortas e aos bolos, o confeiteiro usa cacau ou chocolate em pó. O primeiro tende a ser mais amargo, visto como mais saudável. Já o segundo é um pouco mais adocicado.

Raramente é usado o achocolatado nos preparos, exatamente por ele conter muito açúcar e resultar em uma receita fora do padrão esperado.

Sal

Se você é uma pessoa atenta a todos os ingredientes das receitas, deve ter notado o sal mesmo nas opções doces. A pitadinha de sal é indispensável e cumpre uma função importante: realçar o sabor.

Tanto que você já deve ter ouvido a expressão “nossa, que receita mais sem sal”, e ela não se remete exclusivamente aos pratos salgados. A ideia é encantar o paladar e causar uma explosão de sabores.

Açúcar

Esse é o ingrediente responsável por definir o quão doce será sua receita. Além do açúcar cristal ou refinado, os mais utilizados, é possível dar um toque mais saudável para o prato.

Assim, entram substitutos como o açúcar demerara, mascavo, xilitol ou o orgânico. Outro açúcar que faz parte da confeitaria e que não pode ser esquecido é o de confeiteiro, muito comum nos doces.

Fermento

Sem fermento o bolo não cresce, e as massas de pão não ganham forma. Então, você precisa ter esse ingrediente na sua cozinha. O fermento químico em pó é o mais utilizado nos bolos, já o fermento biológico em pó ou barra é comum para massas que têm como base o pão.

Bicarbonato de sódio

Assim como o sal, o bicarbonato de sódio tem uma função importante. Ele é colocado por último, com o fermento, para deixar os bolos mais fofos e macios. Não é um item obrigatório, mas vale a pena ter em sua cozinha.

Ingredientes úmidos básicos

Além dos secos, você também vai precisar dos úmidos para finalizar suas receitas. Veja o que não pode faltar na confeitaria.

Ovos

Eles são tão essenciais quanto a farinha e vão dar cor e sabor. Além disso, vão definir a textura e a maciez do seu preparo. É muito comum separar as claras das gemas e bater as primeiras em neve, adicionando-as na tigela pouco antes do fermento.

Leite

O leite aumenta a retenção de umidade e melhora o sabor do doce ou da torta ao final do preparo. Também é rico em vitaminas e proteínas e pode ser usado na versão desnatada, semidesnatada ou integral. Para os casos de alergia à lactose, as opções zero lac ou os leites vegetais são ótimos substitutos.

Gorduras

Margarina, manteiga, óleo de coco, azeite, óleo de soja e até mesmo banha. Não importa qual seja a gordura escolhida, ela é parte da receita e ajudará a aerar a massa, além de deixá-la super macia na sua receita culinária.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!