Se tivéssemos binóculos que pudessem ver o futuro das embalagens, como seria? Com base no que sabemos até agora, não é tão difícil imaginar.
Ao analisar a tecnologia emergente, as tendências globais de embalagens e as projeções de mercado, podemos ter uma boa ideia de como será a indústria de embalagens em 2028 e além.
Neste artigo, abordaremos tudo, desde sustentabilidade, design (embalagem inteligente) até fabricação (automação de máquinas) e operações (tecnologia de IA e blockchain) e muito mais.
O que é a tecnologia nas embalagens
Nos próximos dez anos, os provedores de serviços – não os vendedores de produtos – assumiram o trono. Portanto, os futuros consumidores poderão desfrutar de uma experiência de compra com tudo incluído. Até mesmo uma embalagem para café moído vai ter as suas tecnologias em um futuro bem próximo.
Em vez de, por exemplo, alguns itens de cabelo e beleza de marca, será comum oferecer experiências de cuidado pessoal de amplo espectro que vão além da marca e atraem os clientes mentalmente, emocionalmente e sensualmente.
Com os novos avanços tecnológicos, haverá uma mudança da produção em massa para embalagens de marcas inovadoras e especializadas para servir produtos e serviços específicos.
Remodelando a embalagem
Embora todos reconheçamos nossas clássicas caixas de papelão, sacolas e garrafas, o futuro pode estar remodelando esses clássicos com os quais todos crescemos.
Com as crescentes demandas dos consumidores, surge uma necessidade crescente de conveniência.
A conveniência exige atualizações inovadoras e avanços tecnológicos que abram novas portas de oportunidades para os negócios.
Vamos explorar algumas mudanças que podemos esperar ver na indústria de embalagens.
Embalagem Dissoluvel
A embalagem comestível é uma alternativa interessante e inovadora que alivia a dependência de combustíveis fósseis e tem o potencial de diminuir significativamente nossa pegada de carbono, que é exatamente o que os consumidores já procuram.
O uso de matérias-primas extraídas de algas, adoçantes naturais e corantes naturais com casca de frutas e vegetais mostra um grande potencial para oferecer à indústria alimentícia uma variedade de opções no que diz respeito a cores, designs e muito mais.
Além disso, oferece aos clientes uma experiência estimulante que vai além da embalagem, visto que eles também a estarão consumindo!
As embalagens comestíveis foram exploradas e continuam a estabelecer credibilidade e funcionalidade com bolhas de água comestível que entraram no mercado em 2013.
De acordo com o Design Boom, a start-up de embalagens sustentáveis com sede em Londres deseja passar da simples venda de bolhas de água de pop-ups para o desafio de resíduos de plástico em escala global, testando suas bolhas de água em grandes eventos esportivos em 2018.
Estima-se que a indústria de embalagens comestíveis está crescendo a um CAGR de 6,81% de 2017 a 2023. Esta forma inovadora de combater os plásticos pode estar se tornando uma norma mais cedo do que pensamos!
A redução do desperdício não se limita à indústria de alimentos e bebidas, mas também aos utensílios domésticos.
Vimos um grande surgimento de embalagens solúveis em água para lava-louças e detergentes para a roupa, e isso está se tornando mais normalizado e parte da tendência com o passar do tempo.
Além disso, as embalagens à base de amido de milho parecem estar ganhando mais popularidade na indústria de varejo, bem como na indústria de alimentos e bebidas.
Itens como sacolas, embalagens take away e talheres feitos com amido de milho estão ganhando cada vez mais atenção em diversos setores, principalmente em fast food.
Do ponto de vista do cliente, isso parecerá uma opção atraente devido ao crescimento do consumidor ecologicamente consciente.
Embalagem que economiza espaço
Armazenar e transportar grandes quantidades de embalagens também é visto como menos ecológico, não importa se é um pequeno fone bluetooth ou itens grandes já que aviões, barcos e caminhões transportam pacotes para armazéns de massa para serem armazenados e acabam em um aterro se o estoque não for vendido ou os clientes colocarem as mãos nas embalagens dos produtos eles não veem uma utilidade para.
Especialmente na indústria de embalagens de alimentos e bebidas, muito vai para o lixo. Vendo um aumento nas embalagens com economia de espaço para reduzir o transporte de massa, armazenamento e desperdício.
Então, o que embalagens com economia de espaço significam para a indústria de design de embalagens?
As empresas e marcas que podem antecipar essas tendências futuras e se adaptar a elas, bem como incorporá-las em suas estratégias de embalagem, colherão os benefícios de estar à frente da curva.
Especialmente com o COVID-19 ainda tendo um grande impacto nas empresas em todo o mundo, essas tendências futuras irão beneficiar muito as empresas, especialmente no mundo do e-commerce, como já vemos hoje.