Saiba como aproveitar os conteúdos de streaming com o seu atual aparelho para assistir a programas de TV!
Os serviços de streaming como Netflix, Disney+, HBO, entre outros, estão cada vez mais comuns no cotidiano do brasileiro.
Não é difícil encontrar uma pessoa que fez uma maratona de séries no final de semana ou que está ansiosa pela nova temporada do show favorito, esse tipo de conteúdo é um dos pilares do atual entretenimento, por isso emissoras brasileiras como a Globo estão investindo em peso nesse setor, criando assim os próprios streamings.
Essa variedade de programação fez com que o celular se tornasse um dos principais aparelhos para consumo de conteúdo, mas ainda há quem prefira a televisão.
O que poucas pessoas sabem é que é possível levar a conectividade que os smartphones têm para a TV.
Essa relação de internet e televisão pode até diminuir os gastos com energia, o que atrai o público mais velho, que não conhece tanto sobre esses serviços de programas, mas prezam pela economia.
Assistir a programas de TV com uma VPN
A seguir vamos falar como aproveitar esses programas utilizando a sua televisão e um aparelho de VPN, que tem como objetivo facilitar a conectividade com a internet, trazendo uma rede com mais variedade de conteúdos e programações.
Escolhendo a VPN
Assim como a quantidade de programas televisivos é vasta, as opções de aparelhos de VPN também são. É possível encontrar no mercado diferentes modelos de diferentes marcas, mas o que se deve estar atento são dois pontos diferentes: tecnologia e segurança.
A tecnologia é importante para te manter atualizado com as redes mais velozes disponibilizadas, o que garante uma navegação fluida na internet, enquanto a segurança vai proteger a sua conexão.
Em relação à tecnologia, algumas pessoas preferem comprar um aparelho de VPN que seja do mesmo fabricante da TV, por exemplo, quem tem um televisor Samsung acaba comprando uma VPN da mesma marca.
Apesar de não ser um fator decisivo ou que vá fazer grande diferença, mas muitas empresas facilitam a conectividade de diferentes aparelhos que têm o mesmo fabricante.
Já a segurança da VPN precisa assegurar a sua figura online, pois quando estamos on-line, as pessoas têm acesso ao que disponibilizamos na rede, o que é mostrado publicamente.
A mesma lógica também acontece no mundo fora da internet, as pessoas te conhecem pelo o que elas têm acesso. Como nos protegemos fisicamente, também precisamos nos proteger digitalmente.
Conectando a VPN
Antes de conectar a VPN a sua televisão, é necessário vasculhar as configurações do seu televisor e ter certeza que não há outras opções de conexão com a internet.
As smart TVs, por exemplo, principalmente as fabricadas a partir de 2022, ano que ocorreu a copa do mundo no Qatar, são as mais modernas, elas, em sua maioria, possuem um sistema próprio para fazer a conexão com a rede, sem precisar de um aparelho secundário para efetuar esse trabalho.
Depois de estudar melhor as configurações da sua televisão, está na hora de conectar a VPN. Há duas formas para realizar esse processo, o primeiro é através do seu notebook.
Muitas empresas disponibilizam aplicativos compatíveis com o software dos computadores, por exemplo, há muitas VPNs que se conectam com Windows, o sistema operacional mais utilizado no mundo. Quando a conexão é feita no computador, basta apenas sintonizar com a televisão.
Através do notebook, onde foi feita a instalação e configuração da rede VPN, você conecta o seu televisor através da atual rede de Wi-Fi ou banda larga. Se o Wi-Fi for a opção selecionada, então não se esqueça de configurar para o compartilhamento, assim os outros aparelhos terão acesso.
O segundo meio de fazer essa configuração é através de um roteador, é através desse aparelho que algumas marcas reforçam a conectividade entre seus produtos, mas como dito anteriormente não é um fator decisivo que vai fazer a sua rede ser mais protegida ou mais rápida, só vai haver uma troca de informações com menos ruídos entre os aparelhos do mesmo fabricante.
Nesse processo de instalação do roteador, é importante ter experiência ou ajuda de um profissional, pois o roteador, como tem mais alcance que a instalação através do computador, pode proteger todos os aparelhos da residência onde ele foi instalado.
Para que isso aconteça, é necessário configurar o firmware do roteador, que nada mais é do que um tipo de software que é responsável pelo controle do roteador, então, se for configurado de maneira errada, pode haver perda total do aparelho.