É inquestionável o fato de que o Fluminense é um dos grandes clubes do futebol brasileiro. Extremamente tradicional e detentora de grandes títulos no país, a equipe do Rio de Janeiro, não conseguiu repetir esse sucesso em outras modalidades – apesar de ter tentado. O basquete, por exemplo, foi uma das apostas do Tricolor das Laranjeiras que acabou ficando pelo caminho.
É comum que grandes clubes de futebol brasileiro busquem aventuras em outras modalidades esportivas também. No caso do basquete, não temos como não citar o Flamengo (que é tradicional nesse esporte) e o São Paulo (que vem construindo uma carreira de sucesso recentemente).
O Fluminense, inclusive, um dia, já foi um desses clubes que também se destacava no âmbito do basquete. Acontece que, na medida em que o futebol foi se tornando a principal frente da equipe carioca, o esporte das quadras foi sendo deixado em segundo plano. Isso até chegar em um momento em que sumiu por completo.
Hoje, o basquete ainda é uma modalidade que está sendo desempenhada pelo Fluminense, mas não da maneira que muitos imaginam. Com isso, separamos para você um artigo especial que aborda o histórico do Tricolor das Laranjeiras nesse esporte e como o clube o enxerga atualmente.
Fluminense já teve anos gloriosos no basquete
Apesar de hoje já não ser mais uma equipe considerada tradicional no basquete, o Fluminense já teve os seus anos de glória neste esporte. Acontece que esse período glorioso foi há muito, muito tempo. Há praticamente um século, na década de 1920, quando o clube conquistou diversos títulos.
Para se ter uma ideia, entre os anos de 1920 e 1927, o Fluminense venceu nada mais nada menos do que oito títulos cariocas consecutivos no basquete. Dessa sequência incrível, quatro foram da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres e quatro do Campeonato Carioca (as primeiras edições da competição).
Depois desta incrível década de 1920, o clube ainda viria a conquistar mais um Campeonato Estadual em 1931 e um Torneio G. Guinle em 1944. No entanto, foram duas décadas de vacas magras e apenas duas conquistas, colocando um “freio” no desenvolvimento do Fluminense que, na época, já apostava mais no futebol.
Em 1960, a chave girou novamente – e para melhor. O clube emendou uma série de títulos no esporte, sendo quatro Campeonatos Estaduais de Aspirantes e um Carioca. A essa altura, o Fluminense já havia conquistado um certo nome no âmbito do basquete, mas viria a passar por alguns problemas nas décadas seguintes.
Aos trancos e barrancos até a NBB, Fluminense Basquete chegou ao fim após o nacional
Até a criação do Novo Basquete Brasil (NBB), a liga nacional de basquete, o Fluminense (assim como muitos outros clubes) vivia aos trancos e barrancos nesse esporte. Teve seus destaques na década de 1970 e 1990, assim como em meados dos anos 2000, mas já muito aquém da equipe de futebol – que, a essa altura, brilhava inquestionavelmente.
Foi então que em 2013 o Fluminense formou uma nova equipe adulta masculina e passou a disputar as competições que garantem vaga na NBB. O Tricolor das Laranjeiras pegou o segundo lugar na Copa Brasil Sudeste, classificando-se e ganhando a Super Copa Brasil de Basquete.
Com isso, o Fluminense chegou ao triangular de disputa por duas vagas para a NBB. Nessa etapa, no entanto, o clube acabou ficando para trás de Tijuca e Macaé e perdendo a oportunidade de ascender ao nacional. Esse, no entanto, não foi exatamente o ponto final – e vocês vão entender o porquê.
Em junho daquele ano, a Liga Nacional de Basquete (LNB) convidou o Fluminense para disputar a sexta edição da NBB. Para isso, o clube precisaria apresentar os pré-requisitos necessários – e foi aí que tudo deu errado. O Tricolor das Laranjeiras não tinha verbas e patrocínios suficientes e, por isso, deixou de jogar pela elite do nacional. A partir daí, a equipe profissional foi, aos poucos, se desmanchando.
Mas afinal de contas, o Fluminense tem equipe de basquete hoje em dia?
Com tudo isso, a pergunta que muitos se fazem é: o Fluminense possui uma equipe de basquete hoje em dia? A resposta é sim, possui, mas não se trata de um time profissional. Nos últimos anos, o Tricolor das Laranjeiras vem apostando nas divisões de base para esse esporte – e sendo bem sucedido em algumas competições.
Sub-14, Sub-18, Sub-19 e Sub-23 – todas essas categorias são atendidas pelo Fluminense no âmbito do basquete atualmente. Até o momento, no entanto, não há indícios de que o Tricolor das Laranjeiras irá tentar retomar a sua equipe profissional que, no passado, foi tão vitoriosa.
No entanto, como se diz no futebol, “a base vem forte”. Recentemente, por exemplo, o Fluminense foi campeão da 1ª Etapa do Carioca Sub-18 3×3 de basquete. Ao que tudo indica, aos poucos a equipe vai investindo e retomando o gosto por esse esporte – e, quem sabe, possa se profissionalizar nele no futuro.