Pular para o conteúdo

O dia em que o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 9 a 2 

O futebol brasileiro está repleto de rivalidades gigantescas, que atravessam eras e gerações. No entanto, quanto maior é a rivalidade, menor costumam ser os casos de goleadas. Em Minas Gerais, no entanto, um episódio ocorrido há décadas ainda martela a mente de muitos torcedores: o dia em que o Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro por 9 a 2.

O placar de 9 a 2 em um clássico do tamanho de Atlético Mineiro e Cruzeiro pode estranhar muitos torcedores e apreciadores do futebol. Primeiro porque, olhando para os dias de hoje, é algo praticamente impossível de se acontecer – tanto para um lado quanto para o outro. Em segundo, porque, por muito tempo, esse jogo nem sequer era reconhecido e lembrado. 

O fato é que foram necessárias muitas décadas para que a goleada do Atlético Mineiro por 9 a 2 em cima do Cruzeiro fosse lembrada pela torcida. Mais especificamente, 74 anos entre o acontecimento e um episódio em específico que voltou a levantar essa pauta. Mas, afinal de contas, como tudo isso aconteceu?

Goleada ocorreu antes do Cruzeiro se chamar Cruzeiro 

Atlético Mineiro

A goleada por 9 a 2 do Atlético Mineiro em cima do Cruzeiro aconteceu há muito tempo, em 1927. Talvez um dos fatores que faça com que esse episódio não seja tão lembrado, principalmente pelos torcedores da Raposa, é o fato de que o Cruzeiro ainda não possuía o nome que carrega até os dias de hoje – ainda que seja a mesma instituição.

Naquela época, o Cruzeiro se chamava, na verdade, Palestra Itália. A Raposa só foi receber o nome que a popularizou e consagrou como um dos principais times do futebol brasileiro anos mais tarde, em 1942. Antes disso, no entanto, sofreu uma senhora goleada no maior clássico do estado.

Na ocasião, Atlético Mineiro e Cruzeiro disputaram o chamado Campeonato da Cidade, que contava com 11 clubes. Desses 11 clubes, oito eram da capital mineira, Belo Horizonte, enquanto os demais eram de outras duas cidades de Minas Gerais. A competição aconteceu em duas fases, no formato de pontos corridos. 

A goleada do Galo para cima da Raposa ocorreu justamente na segunda fase da competição. Nessa etapa, os quatro melhores times da primeira fase se enfrentavam entre si, em turno único, e o melhor se consagrava campeão. A vitória por 9 a 2, então, acabou acontecendo nesse contexto de reta final por um título.

Vale ressaltar ainda que, naquela época, o futebol ainda não era profissional em Minas Gerais. Na verdade, assim era em muitas partes do Brasil. Por mais que muitos clubes hoje considerados gigantes no país já existissem naquele período, demorou até que o esporte se tornasse profissional na grande maioria dos estados.

O clássico que terminou em goleada para o Atlético Mineiro 

Na primeira fase do campeonato estadual, em 1927, o Atlético Mineiro já havia vencido o Cruzeiro (então Palestra Itália) – mas por 4 a 2. O segundo confronto entre as duas equipes na competição aconteceu no dia 27 de novembro de 1927, no penúltimo jogo da segunda fase do torneio. 

O clássico acabou em festa – mas somente para um dos lados. O Atlético Mineiro venceu a Raposa por 9 a 2. O Galo entrou em campo com os seguintes jogadores: Oswaldo (mais conhecido como Perigoso), Hugo, Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Said, Jairo, Getulinho, Mário de Castro “Orion” e Getúlio.

Já o Palestra Itália, que acabou derrotado no confronto, foi escalado com Geraldo, Porfírio, Rizzo, Para-Raio, Nininho, Osti, Nani, Bengala, Piorra, Ninão e Armandinho. Foram esses os jogadores que presenciaram uma goleada que só foi entrar para a história, e ser rememorada de fato, décadas mais tarde.

Vale ressaltar também que, na ocasião, a partida “durava menos”. Ela foi disputada em dois tempos de 40 minutos (e não 45, como ocorre atualmente). Os gols do Galo foram marcados por Getúlio, Mário de Castro (duas vezes), Said (três vezes) e Jairo (três vezes). Ninão, do Palestra, marcou os dois gols da Raposa.

Por que o jogo só voltou a ser lembrado décadas depois?

Uma dúvida que paira na cabeça de muitos torcedores e apreciadores do futebol é: por que esse jogo, com uma goleada histórica, só voltou a ser lembrado décadas depois? Teria sido pela falta de notícias da ocasião ou, até mesmo, por ter acontecido em um tempo que o Cruzeiro nem seu tradicional nome carregava? 

Na verdade, tudo isso influencia, de alguma forma, no “esquecimento” dessa goleada de 9 a 2 do Atlético Mineiro em cima do Cruzeiro. Por ter ocorrido em uma época que o futebol ainda não era profissional em Minas Gerais, na década de 1920, acabou “caindo no esquecimento”. Da mesma forma, aconteceu na época do Palestra, e não do Cruzeiro.

No entanto, o fato foi amplamente noticiado nos jornais de Minas Gerais da época. Diversos veículos noticiaram a goleada histórica do Atlético Mineiro em cima do Cruzeiro. Mas vale ressaltar que, na época, esse confronto não tinha o mesmo status de clássico que tem hoje em dia – afinal de contas, estava apenas começando.

De toda forma, a goleada de 9 a 2 do Atlético Mineiro contra o Cruzeiro só foi ser lembrada em 2011, décadas depois, por conta de um novo placar elástico e atípico. Em 4 de dezembro de 2011, a Raposa venceu o Galo pelo placar de 6 a 1, em partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro.

O resultado incomum para um clássico como esse fez com que muitos torcedores se questionassem: será que o 6 a 1 foi a maior goleada do confronto? A partir daí, se levantou o ocorrido em 27 de novembro de 1927, o maior placar no clássico de Minas Gerais – um fato que só foi se tornar realmente significante décadas mais tarde.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!