Com truques visuais, é possível deixar um apartamento pequeno visualmente maior
Desenvolvimento acelerado de cidades, aumento de locatários solteiros, pouco tempo em casa e altos preços dos imóveis são alguns dos motivos por trás do grande aumento de residências de pequeno porte. Para se ter uma ideia, em 2016 o número de lançamentos de microapartamentos (imóveis com menos de 30 m²) era de 30 (0,8%) na cidade de São Paulo. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, saltou para 5.066 (22%).
Além disso, em todo o país a venda de pequenos imóveis aumentou em 30% apenas no primeiro semestre de 2022.
De design contemporâneo, com layout otimizado e manutenção mais fácil, os microapartamentos são a escolha ideal de quem deseja morar nos grandes centros. Contudo, o pouco espaço pode causar a sensação de aperto, quase claustrofóbica. É aí que entra a escolha correta dos pisos e revestimentos, que podem proporcionar a sensação de amplitude e evitar o desconforto visual.
Ambiente sem paredes
Para que a escolha dos pisos e revestimentos funcione, o ideal é que o ambiente seja integrado, ou seja, sem paredes. Sala, cozinha, lavanderia e quarto podem se separar apenas com o posicionamento dos móveis — a exceção, claro, fica para o banheiro.
O formato integrado é muito comum nos studios (apartamentos com menos de 20 m²).
Um revestimento só — e na mesma cor
O ideal é que o revestimento seja o mesmo em todo o apartamento. Isso faz com que haja menos “interrupções” ou “cortes”, portanto, traz uma sensação de continuidade — ideal para proporcionar amplitude visual.
Essa repetição é para que o revestimento traga uma sensação de “fluidez”, ou seja, dá já citada continuidade. Esse efeito é normalmente alcançado quando piso e parede contam com a mesma cor.
É preciso, porém, ter cuidado com a escolha do revestimento. Nem sempre o que é colocado na parede também servirá para o piso. Em cômodos onde há muito contato com líquidos, como banheiro e cozinha, o piso tem características específicas que evitam acidentes.
Tons claros
Como visto, as cores são fundamentais para que uma residência pareça maior ou menor. Elas também influenciam na sensação de limpeza, aconchego, conforto, fome e muito mais. Mas para trazer essa ilusão de amplitude, é preciso pensar nas cores e na frequência da luz. A física explica.
Visualmente, cores claras ampliam, enquanto as escuras diminuem ou proporcionam mais aconchego. Isso ocorre porque as cores claras refletem a luz — o que contribui para essa impressão de ambiente maior —, enquanto as escuras absorvem. Além disso, uma cor como bege, ciano, cinza-claro e branco também traz a sensação de ambiente fresco e ventilado.
Paleta
Ainda no assunto cores, em vez de escolhê-las aleatoriamente, o ideal é optar por uma cartela e repeti-la também nos móveis. Isso vai ajudar a continuar no tema monocromático, mas com variações. Afinal, um apartamento visualmente amplo não precisa ser tedioso.
Escolha uma paleta bem variada e a aplique no máximo de cômodos possível. Assim, é possível evitar a interrupção visual mesmo nos detalhes.
Posição do revestimento
Até mesmo o posicionamento do revestimento contribui para deixar o ambiente visualmente mais amplo.
Listras verticais deixam o pé-direito mais alto, porém não tão largo. O contrário acontece: linhas horizontais deixam o ambiente mais amplo, mas não tão alto. Quem preferir, pode assentar os revestimentos na diagonal, que traz mais profundidade. O ideal é pensar no que deseja ampliar e apontar as linhas para essa direção específica.
Grandes formatos
Revestimentos grandes, como as lastras, exigem menos rejunte — portanto, há menos “cortes” visuais no local. Isso faz com que o ambiente pareça maior.
Além disso, prefira os de acabamento reto, que contribuem na impressão de continuidade do ambiente.