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Sistema de vendas online: entenda porque a sua empresa precisa de um

Um sistema de vendas online, também conhecido como software para controle de vendas, é uma ferramenta voltada para o gerenciamento da área comercial de uma empresa. Assim, além de automatizar atividades repetitivas, contribui ativamente para potencializar a performance do time de vendas.

De acordo com o relatório Situação das vendas em 2022, publicado pela Zendesk, as organizações reconhecem que o uso da tecnologia está diretamente relacionado a um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Contudo, ao contratar um volume muito grande de ferramentas, elas acabam sobrecarregando suas equipes.

Neste sentido, o ideal é optar por ferramentas mais completas. É o caso do CRM de vendas, uma única solução, capaz de agregar uma série de vantagens à companhia. 

Quer entender como isso funciona na prática? Então, vem com a gente!

Neste post, explicamos o que é sistema de vendas online, como essa ferramenta funciona e por que toda empresa precisa de um software CRM. Continue conosco!

O que é um sistema de vendas online?

Sistema de vendas online

Também conhecido como CRM de vendas, um sistema operacional de vendas online é uma ferramenta voltada para o gerenciamento da área comercial de uma empresa.

Sendo assim, podemos dizer que um sistema de vendas ou comercial, contribui para a organização do setor, potencializando o desempenho do time de vendedores.

Para que serve um sistema operacional de vendas online?

Há vários tipos de sistemas comerciais no mercado. Cada um deles com suas particularidades e funcionalidades próprias.

Contudo, podemos dizer que sua função primordial é auxiliar a equipe de vendas a obter melhores resultados no desempenho de suas funções.

Além de contribuir para a organização do setor comercial, um sistema de vendas online confere maior visibilidade e controle para a operação.

O resultado disso é um aumento significativo na agilidade, produtividade e eficiência dos processos executados no setor, culminando em uma série de benefícios que veremos a seguir.

Quais são as principais funções de um sistema operacional de vendas?

Como dissemos anteriormente, há diferentes tipos de software para controle de vendas disponíveis no mercado. Em geral, eles contribuem para atividades como controle de fluxo de caixa, emissão de notas, gestão de estoque, etc.

Contudo, há outras funcionalidades essenciais nesse tipo de aplicação. Dentre as principais, temos:

  • armazenamento e gerenciamento dos leads: contribuindo para a integração dos setores de marketing e vendas;
  • cadastro de clientes: facilitando a gestão e segmentação da carteira de clientes;
  • integração de sistemas e centralização das informações: permitindo que diferentes sistemas utilizados pela empresa funcionem de forma integrada, centralizando todos os dados em uma única plataforma que, neste caso, pode ser o CRM de vendas;
  • follow up: possibilita que os agentes acompanhem o cliente de perto, do  primeiro contato até o pós-venda;
  • gestão do funil de vendas: apresenta dados precisos sobre o status de cada lead, contribuindo para o gerenciamento da jornado do cliente;
  • registro de vendas: contribui para o controle do processo comercial, gerando dados relevantes para definir metas e estratégias de compras e de marketing;
  • acompanhamento de métricas e indicadores: fundamental para medir o resultado da estratégia utilizada, além de possibilitar acompanhar o desempenho da equipe de vendas e de cada vendedor individualmente.

Isso é apenas uma amostra das principais funcionalidades que esse tipo de software pode ter. Vale lembrar que, ao escolher um sistema de vendas online, é importante sempre levar em conta as necessidades da sua empresa.

5 vantagens de um sistema de vendas online

Ao utilizar um software para controle de vendas, sua companhia poderá contar com uma série de vantagens. Separamos algumas das principais para que você tenha uma ideia do impacto que essa tecnologia pode causar no seu negócio. Confira:

1. Facilita o monitoramento de KPIs importantes para o setor

Um bom sistema operacional de vendas concede acesso a dados confiáveis e atualizados em tempo real, tudo centralizado em uma única interface. Dessa forma, fica muito mais fácil para os gestores monitorar métricas de vendas.

2. Possibilita a análise do desempenho individual de cada vendedor

Graças ao acompanhamento de métricas levantadas pelo CRM de vendas, sua empresa tem acesso a dados referentes à performance de cada vendedor. Isso é importante por dois motivos:

  • contribui para a elaboração de políticas de recompensa, a fim de valorizar o desempenho dos agentes que batem metas e conquistam bons resultados;
  • ajuda a identificar os fatores responsáveis por quedas de rendimento, permitindo pensar em intervenções, como treinamentos e capacitações.

3. Melhora a comunicação interna

Ao centralizar todas as informações, os colaboradores passam a ter fácil acesso a dados confiáveis e atualizados, reduzindo consideravelmente os possíveis ruídos na comunicação.

4. Contribui para o aumento do ticket médio

Com acesso a informações relevantes sobre seus clientes, é possível conhecer melhor suas necessidades, correto?

Assim, sua equipe se torna capaz de realizar um acompanhamento mais próximo e personalizado junto deles, traçando estratégias de vendas mais eficientes, elevando o ticket médio e conquistando a confiança e satisfação dos consumidores.

5. Confere maior previsibilidade para o faturamento da sua empresa

A previsibilidade é fundamental para que você tenha controle sobre o seu orçamento, bem como para planejar os futuros passos do seu negócio. 

Como tudo fica registrado no sistema, sua empresa passa a ter um histórico de vendas. Ao analisar esses dados, você será capaz de encontrar padrões que conferem certa previsibilidade para o seu faturamento em diferentes períodos.

Por que a sua empresa precisa de um CRM de Vendas?

Um sistema de vendas online proporciona mais visibilidade sobre suas operações comerciais.

Isso significa que essa ferramenta, confere maior controle sobre o que ocorre no setor: volume de vendas, desempenho do time, previsão de faturamento e de demandas para o futuro, etc.

Isso torna possível identificar novas oportunidades de negócio, além de permitir uma gestão mais eficiente e produtiva, com foco no crescimento da organização.

Além disso, o uso estratégico de um software para controle de vendas potencializa a performance da sua equipe, contribuindo para o aumento das conversões. Portanto, trata-se de um elemento super importante para o sucesso do seu negócio.

Se você gostou deste post do CBCF, compartilhe com a sua equipe, mostre porque a companhia precisa de um sistema de vendas online, e de que forma essa ferramenta pode contribuir para o crescimento da organização como um todo.

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