Você adora criar composições estilosas, mas ainda não sabe como inserir botas nos seus looks? Confira algumas dicas para facilitar esse processo!
As botas são calçados clássicos, que podem ser usados nos mais diferentes contextos. Embora sejam bastante associadas às estações mais frias do ano, é possível usá-las também fora do outono e inverno.
Esse calçado é conhecido pela humanidade há séculos: parte dos historiadores apontam que os egípcios já haviam começado a produção de calçados semelhantes à bota como a conhecemos hoje, enquanto outros enfatizam o uso desse calçado por povos nômades na Ásia Oriental em torno de 1200 d.C.
Elas são ótimas para proteger os pés — e pelo menos parte das pernas. O mais comum é que as botas sejam feitas de couro, mas é possível encontrá-las em outros materiais, como lã, feltro e algodão. Se você está procurando botas confortáveis, confira dicas para criar looks super estilosos com esse calçado!
Coturno
Inspirado no calçado usado por soldados em guerras, o coturno costuma aparecer em looks como o all-in-black, clássicos no estilo roqueiro e no street wear — estilo que ganhou popularidade nos anos 1990, inspirado nas roupas do movimento hip hop em Nova York.
O mais comum são os coturnos escuros, em cores como o preto e o grafite. A calça legging preta fica muito bem com o coturno e, se estiver bem frio, aposte em um casaco longo para finalizar o look.
Porém, é possível achar coturnos em outras cores ou usá-lo com acessórios que o deixem inovador e ainda mais estiloso. Se investir em outras cores, que tal apostar em outras peças de roupa, como saia jeans e blusas assimétricas? Para quebrar o estilo mais pesado do coturno, é possível combiná-los com babados e rendas.
Montaria
Outro tipo de bota bem estilosa é a montaria. Inicialmente, esse calçado era usado basicamente por hipistas. Isso ajuda a entender as características básicas da bota do tipo montaria: fivela e cano alto.
O mais comum é que ela seja confeccionada em couro na cor preta e marrom e não apresente salto alto. Mas há diversos modelos no mercado e outras opções para quem prefere modelos com salto e outros materiais.
Embora seja usada nos dias mais frios, ela pode ser usada em épocas de temperaturas maiores, dependendo das roupas escolhidas. O ideal é apostar em tecidos leves e mais abertos quando o dia está quente. Montaria e calça legging são clássicos, mas vale combinar esse tipo de bota também com meia arrastão e saia jeans.
Chelsea
Esse tipo de bota não é tão popular como as anteriores, mas é igualmente estiloso. A chelsea é caracterizada por ter um elástico em sua lateral, cano curto e sola de borracha, tendo sido muito popular na década de 60. Essa bota foi criada por J. Sparks Hall, sapateiro da rainha Vitória, na Inglaterra no século XIX. Ela ficou impressionada com o conforto e o estilo do calçado, e então ele se popularizou no país.
A principal vantagem das botas chelsea é que, além de bonitas, elas são confortáveis, já que a sua sola de borracha permite que os pés entrem e saiam sem preocupação. Algumas combinações bem estilosas com bota chelsea são calça skinny, vestido aberto e esvoaçando, poncho. Se a ocasião exigir looks mais formais, invista em um bom blazer e calça combinando.
Flat
As botas flat são muito despojadas e repaginam qualquer visual, já que são extremamente versáteis e combinam com todos os estilos. Quem gosta de visual mais customizado, deve investir em botas flat com detalhes, como fivelas e franjas.
Há basicamente botas flat de cano alto e de cano curto. As primeiras são ótimas para dias mais frios e costumam dar um ar sexy à produção, ficando ótimas quando combinadas com calças legging e skinny. Já as últimas são mais confortáveis e indicadas para quem preza por um look moderno (com T-shirt, camisas plus size e shorts mais justos).