Pular para o conteúdo

Queda de pelos de cachorros: saiba a causa e também diminuir a queda

Um cão mudará sua pelagem diariamente. O que não significa que ele esteja doente ou com algum problema de saúde.

Entretanto, pode haver um problema com seu animal de estimação se você perceber que ele está com queda de pêlo em excesso. Mas afinal, você sabe quais são as causas da queda de pêlo em cães?

Cães de pelo curto como beagles, bulldogs, pinschers, fox e pugs são mais estáveis no outono. Entretanto, animais de pêlos grossos perdem muito do pêlo.

Estas raças tendem a perder muito pelo ao redor da casa, o que dificulta a limpeza. O problema é ainda maior para as pessoas com alergias.

Mas afinal, qual é a frequência da queda de pêlo? Existe uma maneira de reduzir? Você pode descobrir lendo este artigo.

Afinal, é normal o pêlo do cachorro cair?

Em um processo normal, todos os cães perdem pêlos. 

Os pelos mais velhos caem quando outros se tornam mais fortes. A mudança de pelagem não tem efeito comportamental sobre o animal. Aliás, é perfeitamente normal.

Se acontecer de maneira uniforme, a queda é considerada normal. Nasce pêlo novo sempre que o pêlo velho cai.  

Quando a queda de pêlo de cachorros devem começar a preocupar?

É importante estar atento a problemas de queda de pêlos, como queda excessiva de cabelo, vermelhidão e possíveis falhas. É possível que estes sintomas sejam um problema de saúde.

Se houver algum sinal estranho na pelagem do seu animal de estimação, você deve mandá-lo verificar por um veterinário.

Além disso, há também possibilidade de entupimento de ralo devido a quantidade de pêlos. Para isso, busque uma desentupidora Vila Olimpia.

Como reduzir a queda de pêlo?

Há uma série de precauções que você pode tomar para reduzir a queda de pêlo de cães. A cada dois dias, ou mesmo diariamente, escovar os dentes do seu animal de estimação reduzirá muito a perda de pêlos pela casa.

Uma escova que não interfira é o que você precisa para fazer isto. É impossível encontrar seu pêlo em cada cômodo de sua casa porque eles permitem que ele caia instantaneamente. O pêlo do animal é removido com um pente.

É muito importante que você leve seu cão para passear com frequência. Fazendo isto, ao invés de deixá-lo sozinho em casa, sempre o fará mais feliz e relaxado, o que eventualmente reduzirá a queda de pêlo.

Reduza a quantidade de banhos

Recomenda-se reduzir o número de banhos e descansar de 15 a 20 dias entre lavagens. O aumento da queda de pelos nos animais é uma consequência do banho excessivo.

A melhor opção para seu cão precisa ser decidida por um dermatologista. Ele pode ver se a queda de pelo é normal ou se é um problema de pele.

Quais raças caem mais pelo?

A perda de pêlos pode ser causada pela espécie animal. Há alguns que não caem tanto para pessoas com alergia ao pêlo. Dê uma olhada no que eles são.

  • Cão d’Água português;
  • Yorkshire terrier;
  • Bichón frisé;
  • Maltês;
  • Poodle;
  • Schnauzer mini;
  • Lhasa apso.

O que são quedas de período (sazonais)?

Durante a primavera, há um fenômeno de queda de pêlos em cães. Os tutores podem verificar se a queda está aumentando durante este período.

As estações não são tão limitadas e o cabelo cai ao longo do ano. Na primavera, este aumento é mais comumente encaixado em dois animais de pêlo curto e dois de pêlo curto.

No outono, os pêlos vão crescer. Eles mantêm os animais aquecidos. Pêlos mais leves e curtos são usados na primavera, devido ao calor. Este é um processo normal de queda de pêlos para animais de estimação.

Qual é a causa de uma queda anormal?

Uma doença pode ser a causa da queda de cabelo de seu cão. O problema pode ser causado por muitas coisas.

Em alguns casos, um veterinário precisa avaliar a condição a fim de encontrar uma solução para o problema. Os animais são obrigados a coletar suas memórias, examinar seus hábitos de vida e realizar testes de laboratório.

Reação alérgica

Os animais de estimação podem perder o cabelo se forem alérgicos a certos alimentos. Alguma substância na ração pode causar uma alergia. O problema foi lento e o colapso foi da mesma forma.

O potencial para reações alérgicas é criado pelo contato com produtos de limpeza.

Carrapato de pulga

Pulgas e carrapatos podem causar irritação na pele do animal. Isso leva à perda de pêlos. Se ele coçar tanto que arranca seu pêlo, pode ser alérgico à mordida.

Carências nutricionais

Se o animal não tem acesso a todas as vitaminas de que necessita, então ele pode desenvolver desnutrição. A perda de pelo é uma das consequências de ter uma dieta desequilibrada.

Distúrbios hormonais

Quando a produção hormonal é interrompida, o pêlo pode cair.

Ansiedade e estresse

Mesmo os cães que estão expostos ao estresse podem sofrer com a queda de pêlos. Isto pode estar relacionado a um movimento, à falta de atividade física ou até mesmo à morte dos cuidadores.

Doença

Os sintomas usuais da queda de pêlo em cães são doenças, câncer de lambida de animais, queimaduras solares e dermatites. Existe a possibilidade de que sejam doenças imunológicas.

Como você pode ver, as causas da perda de pêlo em cães são muito diversas. Somente com a visão especializada de um veterinário é possível saber onde está o problema. Se for detectada uma queda anormal, procure ajuda profissional o mais rápido possível.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!