Quantos anos dura a bateria de moto elétrica? Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os entusiastas de veículos sobre duas rodas. Confira aqui nesta página qual a média da vida útil da bateria e quais os tipos indicados para as motos elétricas.
A bateria de moto elétrica é, sem dúvidas, um dos itens que mais carecem de atenção nos veículos, pois todos os recursos dependem da mesma para funcionamento, bem como: dar partida na moto, ligar luzes, acender o painel, controles de pilotagem, central eletrônica, manter a moto em movimento, entre outros que precisam de um bom suprimento de energia elétrica.
Assim como as inovações relacionadas ao setor de veículos elétricos, as baterias de moto também deram continuidade a projetos para melhor desempenho e funcionalidade. Podemos encontrar no mercado as baterias mais leves e que retém carga com maior durabilidade, além de terem uma vida útil mais longa.
No manual do proprietário é possível verificar qual a voltagem e amperagem necessária para o funcionamento da bateria de moto elétrica para o funcionamento do veículo. Atualmente, é possível verificar os códigos em letras e números referentes à bateria original para que seja realizada a reposição correta.
Quantos anos dura a bateria de moto elétrica?
Ao comprar bateria para moto elétrica, as marcas disponibilizam a garantia de um ano (12 meses), sendo que a vida útil das mesmas pode variar entre 12 a 18 meses de acordo com os hábitos de condução e cuidados com a bateria.
No entanto, caso o condutor faça uso do veículo poucas vezes na semana, ou realize viagens curtas, a bateria de moto elétrica pode ter vida útil de até três anos.
Os principais cuidados para a bateria de moto elétrica durar mais são:
– Rodar no mínimo 5 km por semana;
– Não deixar a chave ligada se a moto estiver parada;
– Realizar a carga completa (100%) somente a cada 30 dias, o ideal é carregar a bateria até 90%;
– Não deixar a bateria de moto elétrica conectada ao carregador após atingir sua carga;
– Não deixar a moto elétrica exposta à alta temperatura, ou temperaturas muito baixas;
– Realizar a manutenção preventiva de acordo com o manual do fabricante.
Quais os tipos de bateria de moto elétrica?
Atualmente, podemos encontrar diferentes tipos de bateria para motos elétricas, como por exemplo, as de chumbo-ácido, gel, AGM e íon-lítio. Sendo que, a bateria é indicada pelo fabricante de acordo com a versão da motocicleta.
Bateria de chumbo
Esse tipo de bateria de moto elétrica é semelhante ao antigo em que era preciso abrir as tampas e completar com água destilada de forma periódica. Atualmente, a bateria de chumbo possui placas em metal que são mergulhadas em uma mistura de água com ácido sulfúrico.
Sua diferença é que perde menos água enquanto realiza as reações necessárias para gerar energia elétrica, por isso, passaram a ser seladas e sem tampa. Apesar de ser um material pesado, possui um preço mais em conta, devido ao seu menor custo de produção.
Bateria AGM – Absorbed Glass Matt
Produzida com as mesmas placas utilizadas na produção de baterias de chumbo, as AGM possuem separadores produzidos com material de lã de vidro para serem fixados entre as peças metálicas.
Estes separadores possuem a função de realizar melhor estabilização das placas, a fim de reduzir quaisquer vibrações e contribuir com a diminuição de flutuações de desempenho, melhorando a eficiência da bateria de moto elétrica.
Bateria de Gel para moto
O gel eletrolítico utilizado nas baterias substitui a água, o qual contribui para minimizar a perda de líquidos que realizam a conexão de placas de chumbo, o que permite que o gel fique estável mesmo em situações de temperaturas extremas, ou seja, quando a água passa por diferentes variações de temperatura. Esse tipo de bateria pode ter uma vida útil que equivale ao dobro das tradicionais.
Bateria de Íons de lítio
Uma das tecnologias que tem feito sucesso no mundo automobilístico é os íons de lítios, anteriormente utilizados apenas em dispositivos eletrônicos, mas que agora faz parte de baterias para as motos elétricas e carros elétricos. Em sua composição, também é utilizado o metal e líquido, no entanto, com uma maior capacidade de retenção de carga e armazenamento de energia.
Desse modo, as baterias de íon lítio pesam menos que uma bateria de chumbo, além de utilizar uma caixa plástica de menor tamanho. O valor desse tipo de bateria é mais caro que os convencionais, pois devido ao seu tamanho e peso podem proporcionar maior agilidade aos veículos, inclusive, muitas delas são utilizadas em versões especiais de carros elétricos.
Além disso, uma das maiores vantagens deste tipo de bateria de moto elétrica é que consome pouco mais de 1% de carga com a moto parada, o que faz com que mesmo quando a moto fica um ano parada, ainda haja 80% de carga, devido a alta capacidade de retenção de carga. O que é diferente dos modelos convencionais, os quais costumam perder mais de 5% de carga.
No entanto, há alguns fatores que precisam de atenção para preservar a vida útil desse modelo, bem como:
-Não deixar a carga zerar, a fim de evitar que a bateria fique inutilizável;
-É necessário utilizar um carregador específico para as baterias de lítio, os quais são diferentes dos utilizados para carregar baterias de chumbo.
Uma dica importante em relação a compra de baterias para moto elétrica ou, até mesmo, as convencionais é verificar a ficha técnica para conferir o número do CCA – Cold Cranking Amps (partida a frio), que se refere a capacidade de realizar a partida do veículo.
Vale informar que uma bateria com o dobro de especificação do CCA pode causar uma grande diferença quando se trata da praticidade em dar a partida e capacidade de duração da vida útil de baterias. Portanto, quanto maior for o CCA melhor será para o desempenho da bateria no veículo, mesmo que constem no manual a voltagem e amperagem que devem ser utilizadas como dimensão para o sistema elétrico.
Para obter mais informações sobre as baterias adequadas para moto elétrica e qual a vida útil de cada uma, você pode verificar as especificações do modelo de veículo desejado no site do fabricante e conferir o manual referente à bateria utilizada no mesmo.