Pular para o conteúdo

Quadra Poliesportiva: Veja quais são as principais diferenças entre as outras quadras

Procurando mais informações sobre quadra poliesportiva?

Uma das estruturas mais populares em um condomínio é uma quadra esportiva. Afinal, que condomínio não gostaria de ter uma estrutura completa para incentivar o uso de esporte de seus moradores?

Além do enorme ganho em saúde, ter uma quadra poliesportiva pode também valorizar o imóvel. 

De acordo com o espaço disponível e a demanda, pode haver diferentes ambientes dedicados a diferentes esportes. Por isso, nós da Cbfc, decidimos criar este artigo sobre quadras poliesportivas

Tipo de piso

Quadra Poliesportiva

Uma das maiores diferenças está na base, por isso é importante entender isso. Cada um deles requer modelos de piso específicos que possam ser usados para praticar esportes de forma segura e eficiente.

A aplicação mais adequada para a quadra de tênis é o piso de asfalto. Isto se deve ao fato de regular a velocidade do jogo e o retorno da bola à superfície, além de oferecer um piso mais flexível para equilibrar o atrito da bola com o solo. Um acabamento de pintura áspero é aplicado à estrutura.

O piso de saibro no qual o jogador pode deslizar mais rápido é específico para partidas de tênis. Sua maior desvantagem é que a bola é mais difícil de bater no chão do que no chão.

Os pisos de grama estão caindo em desuso por causa da baixa fricção da quadra, o que torna o movimento da bola menos responsivo. Vem com um investimento de alto custo.

Por isso, é importante a escolha de um bom fornecedor de pisos e gramas.

Qual a diferença entre quadra poliesportiva e esportiva

A principal característica que distingue uma quadra poliesportiva de uma quadra esportiva é sua medida.

As quadras poliesportivas precisam ter dimensões exatas de 16m x 27m na área de jogo, e 18m x 30m na área do piso. A quadra pode ter dimensões menores, mas elas não serão consideradas quadras poliesportivas.

Fatores que são essenciais em quadras poliesportivas

As quadras poliesportivas, como seu nome deixa claro, são dedicadas à prática de vários esportes. Suas medidas proporcionam espaço suficiente para outras atividades, cada uma delas definida pela pintura no piso.

Tênis, basquetebol, squash, handebol, vôlei, shuttlecock e outros são apenas algumas das quadras esportivas construídas com um esporte específico em mente.

Existem diferenças nos tipos de pisos das quadras esportivas que podem ser encontrados em concreto, asfalto, madeira, borracha, grama, areia e até mesmo cascalho.

A grande diferença entre quadras poliesportivas e quadras esportivas é seu tamanho, como assinalamos anteriormente.

Para tornar este ponto um pouco mais claro, decidimos apresentar os requisitos de acordo com os órgãos oficiais para alguns dos tipos mais comuns de tribunais. Veja as principais medidas:

Quadra Poliesportiva

A quadra esportiva tem 30m de comprimento e 18m de largura, considerando os contratempos de 2m e 3m.

Quadras de Basquete

A área de jogo tem 28m de comprimento e 15m de largura, com uma altura de cesta de 3,05m e um espaço de fuga de 2 metros.

Quadras de Tênis

Tem 18m de largura e 36m de comprimento, com os contratempos necessários já levados em consideração.

Quadra de Voleibol

Em forma retangular, tem uma área de jogo de 9m de largura x 18m de comprimento, enquanto as áreas laterais de fuga devem ter 8 metros e as traseiras devem ter 5 metros.

Quadras de Futsal

Deve ter no mínimo 25m e no máximo 40m de comprimento, e no mínimo 16m e no máximo 22m de largura, levando em conta o padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Futebol Indoor.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite, e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais favoritas.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!