Atrair clientes pode ser uma tarefa desafiadora se o seu negócio é novo, está passando por mudanças ou até mesmo se tornou um pouco desatualizado. Isso é comum, afinal, é preciso estar sempre atento às mudanças do mercado, identificando melhorias e novidades que mantenham o público interessado.
Por que não consigo atrair clientes? Certamente, algo está sendo feito de maneira equivocada. Ou melhor, algo não está sendo feito para garantir que o seu cliente chegue até você. Se tratando de uma marca nova ou pequena, essa busca deve ser constante, deve acontecer o estímulo para que gere o interesse do cliente no produto ou serviço.
Uma marca como a Nike, por exemplo, não exige esse tipo de captura, mas ela ainda se mantém inovando, presente nos principais canais de comunicação e, claro, estudando a sua persona para se manter no auge.
Se o seu negócio não está conquistando os resultados esperados, confira essas dicas que preparamos para que seja possível atrair mais clientes.
Dicas para atrair mais clientes
Atrair clientes é uma tarefa que exigirá várias ações e estratégias, tendo como aliado o marketing digital. Para isso, você irá:
- Definir sua persona;
- Oferecer um diferencial;
- Focar nas redes sociais;
- Investir em SEO local;
- Fazer promoções;
- Conquistar parcerias.
Defina sua persona
Uma persona trata-se de um personagem fictício que irá representar o seu cliente, ou seja, ele irá conter características, interesses e outras informações mais que se assemelham ao máximo com as pessoas que fazem negócio através da sua marca.
A definição de persona é feita como um meio de entender melhor quem é o seu cliente, o que ele precisa, o que ele quer de sua empresa e, claro, como atrair a atenção dele para o que você está oferecendo. Ou seja, é um conhecimento de grande valor para se ter em um empreendimento.
Independente de ter um negócio físico ou digital, definir a sua persona irá abrir muitas oportunidades de negócios, contribuindo para a criação de novas estratégias, criação de conteúdos personalizados para este público e muito mais.
Com isso, definir a sua persona irá possibilitar que você saiba como realizar uma comunicação para o seu cliente, de forma que seja interessante para ele, o que seria mais atraente em uma vitrine, quais produtos ou serviços ele possui maior interesse, dentre outras informações que irão contribuir para os resultados esperados no seu empreendimento.
Ofereça um diferencial
Ter um diferencial é uma forma de oferecer algo diferente do que os seus concorrentes possuem, podendo ser um brinde aos clientes, ter um ambiente instagramável, oferecer cortesias ao cliente quando ele estiver em sua loja física, dentre outras ações que sejam interessantes para a sua persona.
Pode parecer algo irrelevante, mas muitas pessoas (boa parte do mercado) se sentem atraídas por esses diferenciais e, caso seja algo que não se encontre em seus concorrentes, será um diferencial de grande potencial.
Por isso, invista em um diferencial para a sua empresa e que seja algo que realmente gere valor ao seu público-alvo.
Foque nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para inserir uma empresa no mapa e atrair mais clientes. Na maioria dos casos, quando estamos em busca de um novo bar para conhecer, restaurante e outros negócios, analisamos as avaliações do Google e, claro, as redes sociais.
Uma empresa que não possui redes sociais ou que não dá a devida atenção às postagens e interações com os clientes, certamente ficará muito atrás da empresa que se comunica, realiza promoções na página, posta fotos e conteúdos relevantes ao mercado em que atua, etc.
Ou seja, atualmente, é fundamental que uma marca tenha suas próprias redes sociais e que gerem engajamento através delas.
Além disso, é possível realizar marcações e aparecer no perfil de outras pessoas, chamando ainda mais atenção na rede.
Invista em SEO local
SEO Local é a estratégia que irá utilizar da geolocalização para otimizar mecanismos de busca local, inserindo o seu negócio no mapa e trazendo maior visibilidade. O melhor de tudo é que esse investimento é muito baixo, possibilitando que seja feito até para negócios pequenos com baixo orçamento e que ainda estão começando.
Faça promoções
Promoções em períodos sazonais é uma excelente maneira de se fazer presente ao cliente, chamando atenção e prendendo o interesse com as ofertas. Essas promoções podem ser também um diferencial, como ao oferecer um desconto de aniversário aos seus clientes mais fiéis.
Conquiste parcerias
Os parceiros realizam publicações nas redes sociais e, com isso, ajudam a divulgar os seus produtos. Esse serviço costuma ser feito pelos influenciadores, que possuem uma quantidade considerável de usuários em suas contas online. Além disso, a opinião deles é ouvida por essas pessoas.
É hora de atrair clientes!
Quer atrair clientes para o seu negócio sem perder mais tempo? Aproveite essas dicas valiosas e comece estudando-as para colocar em prática.