Além de afetar o visual do ambiente, a mancha pode ser sinal de perigo para a saúde
Manter a casa bem cuidada é um desafio, ainda mais quando ela serve como moradia e trabalho, simultaneamente, ou existem crianças por perto.
Felizmente, recursos como uma tinta de parede fosca ajudam na hora de fazer aquela reforma pontual, devolvendo a qualidade estética do ambiente e resolvendo problemas como as famosas manchas em paredes.
Mesmo em imóveis recém-construídos, as manchas podem dar as caras, indicando problemas maiores como infiltração, ou baixa qualidade dos materiais usados na hora do acabamento.
Se você está lidando com manchas nas paredes de casa, este artigo pode te ajudar a identificar o motivo e fazer a remoção de forma mais simples do que você imagina.
Principais tipos e causas de manchas em paredes
Antes de entrar em desespero, é preciso entender o que está causando a mancha na parede. Elas podem surgir de forma imperceptível e aumentar com o tempo, ou serem resultado de um pote de tinta derrubado durante um momento de lazer das crianças.
Manchas de umidade
Sendo mais comuns em imóveis desabitados há muito tempo, com baixa manutenção ou afetados por fatores externos, as manchas de umidade estão entre as mais preocupantes.
Elas podem indicar rachaduras e infiltrações na estrutura do imóvel ou serem resultado de excesso de umidade em ambientes com pouca circulação de ar e luz.
Manchas de fumaça
A fumaça é o resíduo gasoso de uma combustão, que, ao entrar em contato com superfícies como paredes, torna visível as partículas escuras, a famosa fuligem.
Geralmente aparecem próximas de lareiras, fogões ou áreas onde pessoas têm o hábito de fumar. As manchas se acumulam principalmente no teto e ficam mais resistentes com o tempo.
Manchas de gordura
Presentes principalmente em cozinhas e banheiros, as manchas de gordura resultam de respingos de óleo de fritura, fumaça de alimentos assados, vapor de água e oleosidade natural da pele.
Em paredes, o resultado são manchas amareladas, que escurecem com o tempo e tem aparência cintilante.
Manchas de corrosão
Podem ocorrer no entorno de rachaduras em paredes, objetos fixados diretamente na superfície, dobradiças de portas e atrás de móveis fixos.
Elas resultam do desgaste natural da estrutura, podendo acumular resíduos de poeira, camadas anteriores de tinta, tijolos e ferrugem.
Dicas de remoção de manchas em paredes
Sabendo o tipo da mancha que está chamando a atenção na parede pelo seu aspecto nada agradável, fica fácil identificar a melhor forma de removê-la.
É claro que na presença de outros problemas, como infiltração, por exemplo, será necessário solucionar a causa primária para só então se preocupar com a etapa de limpeza e acabamento.
Lavagem para manchas superficiais
Principalmente para manchas de gordura e fumaça, uma simples lavagem com água e detergente neutro é suficiente para a remoção.
Essa dica é superválida para os cantos da casa, como corredores, paredes cobertas por móveis e manchas recentes, como óleo ou alimentos respingados na parede.
Remoção de manchas de mofo com água sanitária
As manchas de mofo, além de afetarem a estética do ambiente, podem oferecer risco à saúde, por conta dos fungos.
Depois de solucionar o foco principal da umidade em excesso, aplique água sanitária diretamente nas manchas, ventilando o ambiente em seguida até a completa evaporação. Use luvas e o auxílio de um pano macio para remover a camada mais superficial de fungos.
Como prevenir manchas em paredes
Não existe uma maneira 100% garantida de evitar manchas em paredes, já que elas podem surgir pelo simples atrito de um objeto com a superfície, por exemplo.
Além de identificar o principal problema causador da mancha e usar técnicas como as descritas acima, investir na manutenção regular serve como método preventivo de novas manchas.
Opte por tintas e acabamentos foscos e impermeáveis
As tintas e os acabamentos foscos conseguem reduzir a percepção visual de manchas menores em relação a outros tipos de tintas.
Combinadas com produtos impermeáveis, elas aumentam a duração da cobertura nas paredes e podem ser reaplicadas de forma pontual em áreas com riscos ou manchas acidentais.
Mantenha ambientes bem iluminados e ventilados
Da mesma forma que uma peça de roupa branca ganha aspecto amarelado ao ficar muito tempo guardada no armário, uma parede pode mudar de aparência em ambientes escuros e abafados.
Por isso, evite deixar cômodos sem receber luz e ventilação por muito tempo. Se usar cortinas, faça a limpeza dos tecidos para evitar que eles transmitam manchas para as paredes.