Com o início do Ano Novo, várias tendências estão tomando forma no setor de varejo. Vamos dar uma olhada em cinco previsões e como elas podem impactar a maneira como fazemos negócios daqui para frente.
Online adiciona lojas físicas
2022 também trará consigo um aumento nos negócios on-line que estabelecem vitrines físicas para atrair a atenção do cliente. Já estamos vendo varejistas on-line bem-sucedidos que tiveram um grande crescimento on-line começando suas jornadas no varejo físico. O sucesso desses empreendimentos dependerá de quão bem esses varejistas integram as experiências online e offline, desde produtos como case para hd, até roupas online, para garantir que os clientes se sintam reconhecidos e recompensados onde quer que estejam comprando.
De onde veio esse item?
Outra tendência que continuará a ganhar força em 2022 é o comércio transfronteiriço. Cada vez mais, os consumidores estão comprando de varejistas no exterior sem nem perceber. Embora prevejamos que a experiência só vai crescer, cada varejista precisará fazer sua parte para garantir o sucesso. Dos valores que promovem aos programas de fidelidade que oferecem, as lojas que operam além-fronteiras precisarão criar experiências de marca que se traduzam em diferentes mercados com sucesso Isso além de comércios de atacado que vendem fardo de salgadinho fofura.
De volta à prancheta para anúncios digitais
Finalmente, para este ano, vemos o custo da publicidade digital subindo mais uma vez. As marcas que estão investindo na promoção de seus produtos em canais como Facebook, Instagram e TikTok podem querer fazer um inventário do retorno do investimento antes de aumentar os orçamentos de acordo com o aumento dos custos. As marcas podem começar a diversificar o uso desses canais.
Alguns exemplos incluem o uso de anúncios para exibir seus valores ou redirecionar clientes existentes, dando-lhes pontos de fidelidade para gastar, ate mesmo se você oferece serviços de caça vazamento em são Paulo, não importa, os resultados precisam aparecer. Essas táticas impulsionam a retenção, comunicando melhor as mensagens da marca e construindo relacionamentos com os clientes, em vez de se concentrar apenas nas mensagens lideradas pelo produto para impulsionar as vendas.
Dados e privacidade continuam a aumentar em importância
Uma das tendências mais importantes que prevemos é que as preocupações com dados e privacidade ainda estarão em mente. O ano passado trouxe várias atualizações do iOS e, em 2022, chegaremos mais perto do declínio do cookie de terceiros. Isso significa que será mais difícil para as marcas acessarem os dados de que precisam para gerar experiências personalizadas para os clientes.
Os varejistas precisarão trabalhar mais diligentemente para provar a seus clientes que há uma forte troca de valor que faz valer a pena compartilhar seus dados em troca de melhores experiências para os clientes. Isso ajudará as marcas a reter seus clientes por mais tempo e aumentar seu valor de vida útil, pois os compradores desejarão voltar a se envolver com experiências.