Pular para o conteúdo

Jardim gastando pouco: 10 dicas para fazer o seu!

Um jardim gastando pouco demanda planejamento, criatividade e trabalho em equipe. Por isso, essa é uma ótima ideia de atividade para juntar toda a família.

Ter um jardim deslumbrante não precisa ser caro, o planejamento inteligente e algumas estratégias são essenciais para criar um espaço verde e vibrante mesmo com um orçamento limitado. 

10 dicas para fazer o seu jardim gastando pouco

Se você está ansioso para transformar seu espaço exterior sem gastar uma fortuna, siga estas dicas para criar um encantador jardim gastando pouco.

1- Jardim gastando pouco com planejamento

A primeira dica para montar um jardim gastando pouco é sem dúvidas, começar pelo planejamento.

Antes de pegar na enxada, dedique tempo a um planejamento cuidadoso, pensando no que você deseja em seu jardim.

Defina quais tipos de plantas, áreas de descanso, caminhos ou elementos decorativos você gostaria de ter.

Tenha um plano claro para aproveitar bem o espaço destinado para o jardim e inclusive, evitar gastos necessários mantendo o foco nas prioridades.

2- Faça você mesmo o jardim de casa

Faça você mesmo o jardim de casa ou apartamento, dando um toque pessoal ao seu jardim criando suas próprias decorações. 

Use sua criatividade para pintar pedras, fazer enfeites de cerâmica ou construir esculturas simples.

Aposte em maneiras econômicas de adicionar elementos artísticos ao espaço, proporcionando personalidade e autenticidade.

O trabalho manual pode economizar um valor significativo, pois em vez de contratar profissionais para fazer a instalação e manutenções necessárias, tente você mesmo realizar essas tarefas. 

Convide sua família e/ou amigos para ajudar a limpar terrenos, preparar o solo, plantar mudas e criar pequenas estruturas que podem ser realizadas com nossas dicas e criatividade.

3- Escolha plantas da região e adeptas ao clima

As plantas nativas são mais adequadas ao seu ambiente local, o que significa que são mais resistentes a pragas e condições climáticas adversas. 

Portanto, optar por plantas nativas reduzirá a necessidade de pesticidas e fertilizantes, economizando dinheiro e promovendo um jardim mais saudável.

Além disso, você poderá estabelecer um sistema de troca de plantas com amigos, familiares e vizinhos. 

Troque mudas, plantas e equipamentos que não precisam mais por novas variedades que você gostaria de experimentar no seu jardim. E renove seu jardim de casa quando quiser!

4- Reaproveite materiais para construir seu jardim

Para economizar fazendo um jardim, considere reaproveitar materiais em desuso para adaptar às necessidades da área externa.

Ao criar estruturas como caminhos, cercas ou até mesmo mobiliário de jardim, considere usar materiais, como tijolos usados, pedras ou madeira reaproveitada. 

Esse tipo de material pode adicionar um charme rústico e economizar dinheiro ao mesmo tempo.

Antes de descartar itens velhos, pense em como eles podem ser reutilizados no jardim, com boas ferramentas como adesivos para colagem de materiais você cria itens essenciais para o seu jardim. 

Por exemplo, os pneus podem se tornar canteiros elevados, paletes podem ser transformados em móveis de exterior e caixotes de madeira podem ajudar a organizar o espaço.

5- Faça caminhos decorativos para pequenos espaços

Com um espaço limitado saiba que é possível fazer um jardim gastando pouco, basta apostar nos caminhos decorativos.

Os caminhos decorativos em jardins possuem baixa manutenção, principalmente quando utilizados materiais como pedras, plantas fáceis de cuidar e um layout simples de manter.

Essa dica é ideal para fundos de casa, jardim de inverno e espaços externos com pouca metragem.

6- Use vasos de flores para decorar o jardim

Ao criar um jardim encantador gastando pouco, a criatividade é sua melhor amiga, por isso, use vasos de flores para decorar o jardim.

Aposte em modelos para ornamentar canteiros, espaços com escadas, rede de descanso e crie vasos de flores reaproveitando materiais.

E lembre-se de que a paciência também é fundamental, pois o crescimento das plantas e o desenvolvimento do jardim podem levar tempo. 

7- Utilize itens domésticos usados para decorar 

Outra ideia bacana e barata é utilizar itens domésticos usados para decorar a sua área externa.

A lista de itens domésticos é imensa, mas destacamos alguns, como: banheira velha, carrinho-de-mão usado e escadas . 

Os acessórios como galochas, luvas e aventais não ficam de fora, eles são ideais para organizar e decorar o jardim com pouco investimento.

8- Instale sistemas de irrigação para economia de água

Para a manutenção do jardim, instale sistemas de irrigação que direcionam a água diretamente para as raízes das plantas, evitando o desperdício. 

Além disso, coloque uma camada de cobertura morta (como palha ou casca de árvore) sobre o solo para reter a umidade, reduzindo a necessidade de rega frequente.

9- Jardim gastando pouco aproveitando promoções

Não deixe de aproveitar as promoções de mudas e sementes em lojas de jardinagem, bem como, os equipamentos necessários.

Muitas vezes, você pode encontrar descontos sazonais ou ofertas de fim de temporada que permitem adquirir variedades de plantas a preços muito mais acessíveis.

10- Priorize os jardins com baixa manutenção

Por fim, escolha plantas de baixa manutenção que requerem menos água e cuidados constantes. 

Isso não apenas economiza nos recursos, mas também proporciona mais tempo para desfrutar do seu jardim em vez de trabalhar nele constantemente.

Com essas dicas em mente, você está pronto para transformar seu jardim gastando pouco em um refúgio verde e acolhedor sem comprometer suas finanças.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!