Saiba o que considerar na hora de comprar uma bike. Um dos presentes mais tradicionais dados às crianças desde muito novas é a bicicleta. Esse veículo de duas rodas estimula a força, o equilíbrio e a coordenação motora de quem está pedalando, independentemente da idade.
No entanto, para que isso aconteça da maneira correta, é preciso que o modelo utilizado seja, de fato, apropriado para o tamanho da criança. Uma bicicleta aro 14, por exemplo, é recomendada para a faixa etária dos 4 aos 6 anos.
Pensando nisso, vamos abordar os principais aspectos que devem ser considerados na hora de escolher a bike do seu filho, garantindo que ele se sinta mais seguro e confortável, seja na rua, no condomínio ou em um parque.
Guia básico para escolher a bicicleta certa
O modelo adequado de bicicleta é determinado pelo tamanho e idade da criança, mas é preciso considerar também algumas peças específicas. No caso dos freios, por exemplo, a recomendação é de que eles estejam à altura das mãos de quem está pedalando, facilitando as paradas.
Em relação à altura do assento (selim), é preciso que o pequeno consiga alcançar os pés no chão quando estiver sentado na bicicleta. Além disso, ao pedalar, as pernas devem ficar quase completamente esticadas. Já o pedal não deve ter pontas para evitar possíveis arranhões e machucados.
A presença do selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por sua vez, atesta a segurança da bike. Para crianças menores, é preferível revestir a corrente (coroa) com uma capa protetora, e que sejam usadas rodinhas de apoio — que, posteriormente, podem ser removidas.
Lembrando que o capacete é um item de segurança que não pode ser negligenciado, ainda mais quando se trata do público infantil, assim como o uso do tênis.
Idade da criança x tamanho da bicicleta
Considerando tudo o que você já sabe sobre esse tipo de veículo e o que deve ser ajustado para manter a segurança do seu filho(a), podemos falar dos tamanhos de bicicleta. Vale lembrar que se trata de uma média geral, sendo que a criança pode precisar de um modelo maior ou menor de acordo com a altura dela.
Bicicleta de equilíbrio (balance bike)
Já imaginou uma bicicleta sem os pedais? Pois é, para que crianças de 2 a 3 anos comecem a andar de bike, um dos modelos indicados é o da bicicleta de equilíbrio. Nesse caso, o impulso para fazê-la andar vem das próprias pernas, estimulando o equilíbrio e a coordenação motora dos pequenos.
Bicicleta com rodinhas
O modelo com rodinhas é também muito utilizado por crianças que ainda não têm um equilíbrio total ao pedalar, sendo um ótimo apoio para evitar quedas. Geralmente, elas têm o aro 12 ou 14 e são recomendadas para a faixa etária de 4 a 5 anos.
Bicicleta com rodinhas removíveis
Para esse mesmo público, é possível escolher modelos que tenham a possibilidade de tirar as rodinhas e colocá-las novamente. Isso é interessante para incentivar uma maior autonomia por parte das crianças ao pedalar.
Bicicleta para crianças de 5 a 8 anos
Quando a criança já consegue pedalar livremente, sem a ajuda das rodinhas — algo que, em média, ocorre entre os 5 e os 8 anos de idade —, ela já pode usar uma bicicleta um pouco maior, como as de aro 16 ou 20.
Bicicleta para crianças de 8 a 12 anos
Conforme a criança vai crescendo, o tamanho da bicicleta também vai sendo alterado. Para aquelas de idade entre 8 e 12 anos, por sua vez, a recomendação é de modelos de aro 20 a 24.
Bicicleta para adolescentes
Por estarem passando por uma fase de muitas mudanças, os adolescentes podem usar bicicletas com aro 24 ao 26, a depender da sua altura. Inclusive, essa última categoria pode ser considerada a mais popular entre os adultos.