Saiba como tornar essa empreitada mais barata sem abrir mão da qualidade!
Sonho de muitas famílias brasileiras, a construção da casa própria é uma etapa de grande impacto na vida de qualquer pessoa — até porque se trata de um investimento que requer tempo e dinheiro.
Nesse sentido, um bom planejamento deve ser aplicado do início ao fim da obra. O resultado é percebido na construção em si e também no bolso, seja na contratação de serviços, seja na compra dos materiais, que vão do cimento às pias para banheiro.
Logo, com os cuidados adequados, construir a casa própria deixa de ser um bicho de sete cabeças e torna-se algo mais plausível de se fazer. Confira a seguir algumas medidas que vão ajudá-lo a construir o seu novo lar economizando ao máximo.
Definindo o projeto e os custos gerais
Na hora de construir, não basta dizer como será a sua cozinha ou qual o tamanho do quarto do casal: é preciso colocar tudo isso no papel. O projeto de uma casa é a primeira etapa dessa jornada e será o guia de toda a sua obra, desde o começo.
Para tanto, é interessante contratar profissionais especializados, como engenheiro e arquiteto. O primeiro vai assegurar que a obra seja feita com segurança, concentrando seu trabalho na estruturação e nos aspectos técnicos, ao passo que o segundo ajudará nas questões estéticas e no visual da casa.
Além deles, será necessária a contratação de outros tipos de mão de obra, como pedreiro, hidráulico, eletricista e pintor. Em seguida, será possível fazer uma média da quantidade de materiais necessários para cada etapa da construção, seguindo sempre o projeto.
Esses profissionais também podem indicar os tipos de materiais a serem usados, considerando o custo-benefício. Com todas essas informações, já é possível ter uma noção mais clara do quanto você precisará gastar. A boa notícia é que dá para fazer tudo isso com mais economia.
Compare preços
Uma dica clássica para quem deseja gastar menos em qualquer tipo de compra é comparar os preços. Sendo assim, faça o orçamento com diferentes lojistas, verifique possíveis descontos na compra dos materiais e veja qual lugar oferece mais vantagens para o seu bolso.
Compre direto com os fornecedores
Outra possibilidade na hora de economizar nos materiais é comprá-los diretamente com os seus fornecedores. Isso se aplica principalmente a produtos adquiridos em grande escala, tais como areia, cimento, tijolos, blocos e aço.
Considere preço e qualidade
O custo-benefício dos materiais utilizados na construção de uma casa devem englobar o valor de compra, a qualidade e a durabilidade dos produtos. Isso quer dizer que, às vezes, vale investir um pouco mais para evitar problemas futuros.
Aposte em materiais reutilizados
Também é possível reutilizar materiais para baratear a sua obra, a exemplo de peças de madeira, vidro, piso e granito, desde que estejam em bom estado de uso. Verifique a disponibilidade desses itens em lojas de materiais recicláveis ou de materiais de demolição.
Evite o desperdício
O desperdício de materiais é algo que deve ser evitado ao máximo, já que, além de prejudicar o meio ambiente, isso encarece a obra. Nesse sentido, garanta que os recursos sejam utilizados de forma racional e invista em métodos baseados na reutilização.
Evite mudanças no projeto
É claro que alguns ajustes podem ser feitos ao longo da obra, mas alterar significativamente o projeto inicial é sinônimo de gastos extras. O ideal é evitar mudanças estruturais, como mudar o banheiro de um lugar para outro ou ainda criar um novo cômodo de maneira aleatória.
Acompanhe a obra de perto
O acompanhamento da obra é outro aspecto superimportante, tanto para garantir que a construção esteja sendo realizada corretamente quanto para evitar problemas na operação. Isso ajuda na segurança e no comprometimento dos profissionais envolvidos nessa empreitada.