Drywall está entre os materiais mais utilizados na área de construção, principalmente quando falamos de paredes em áreas internas, divisórias e tetos. Podendo ser útil tanto para áreas residenciais quanto comerciais; uma alternativa para o forro de pvc.
Mas, como todo material, o drywall também pode ter seus problemas de utilização. A boa notícia é que esses problemas podem ser facilmente corrigidos, e iremos te mostrar como isso acontece.
Entre os mais comuns, temos as rachaduras que podem surgir por conta de mudanças de temperatura e umidade, os buracos no drywall, inchaços, problemas na textura e até mesmo amarelamento das peças de drywall.
Ou seja, são vários probleminhas que podem se tornar dor de cabeça se você não conferir este texto por completo. Então, para garantir boas dicas para reparos, continue a leitura.
Como identificar diferentes tipos de danos
É possível analisar os danos a partir da aparência das peças de drywall. Por exemplo, as peças amareladas podem estar precisando de uma limpeza ou até mesmo precisando ser trocadas.
Pode ser um sinal de peças que não foram devidamente limpas ou que já estão velhas, com muitos anos de uso.
Já no caso das rachaduras, podem ocorrer por conta da movimentação da estrutura da construção, por mudanças drásticas na umidade ou até mesmo na temperatura. Elas se tornam visíveis, o que facilita a sua identificação.
Os buracos podem surgir por conta da utilização de pregos e parafusos na superfície do drywall, podendo ser visto facilmente após tirar esses itens da parede.
Ou seja, geralmente, você conseguirá identificar facilmente as mudanças no drywall e poderá analisar se é necessário uma manutenção ou troca das peças.
Alguns desses danos podem acabar atrapalhando na eficiência das peças de drywall, por isso, é preciso realizar essa análise.
Dicas para reparar os problemas mais comuns
Existem problemas que podem acontecer e que são simples de resolver, sendo problemas mais comuns.
Por exemplo, em caso de rachaduras, é possível realizar os reparos limpando bem a superfície do drywall utilizando algo que facilite a remoção da sujeira como uma espátula.
Após a limpeza, você irá utilizar uma fita adesiva de fibra de vidro para realizar a cobertura das áreas que estão com rachaduras.
Para fixar bem, aplique uma simples camada de massa própria para drywall em cima dessa fita e espalhe bem. Vá fazendo isso até ver que a rachadura foi devidamente coberta. Para uma melhor finalização, o ideal é lixar a área para ter um resultado mais uniforme.
Caso haja buracos no drywall, também é simples de resolver. Sempre limpe antes de realizar qualquer manutenção e, depois, insira um pedaço de drywall no buraco ou apenas preencha com fita adesiva de fibra de vidro (caso seja muito pequeno) e passe a massa para drywall por cima. Mais uma vez, deixe secar e depois lixe.
Se a peça de drywall inchar, também não é preciso se desesperar. Isso pode acontecer. Neste caso, será necessário entender o que causou esse inchaço para que o problema possa ser resolvido de uma vez. Na maioria dos casos, é a umidade que causa este dano.
Você precisará remover a parte inchada e trocar por outra, mas só após resolver o problema para que não volte a inchar.
Outro problema que pode ocorrer é da descamação, e também temos dicas para isso. Você irá remover o que restar da parte que está descamando e irá lixar a superfície. Em seguida, aplique a massa própria para drywall na região e deixe secar uniformemente. No final, lixe a peça como nas outras situações.
Por fim, se o seu problema for danos na textura da peça de drywall, você irá utilizar uma ferramenta própria para essa situação e irá recriar a textura que havia no drywall antes dele sofrer algum dano.
Também pode ser a oportunidade de criar algo novo, aproveitando para mudar o design. Sempre faça todo o processo após limpar bem as peças de drywall e lixando no final para melhor acabamento.
Importância de realizar a manutenção
Por que realizar a manutenção das peças de drywall? Esse cuidado irá garantir que as peças durem por muito mais tempo, o que é importante quando se realiza um investimento em uma construção ou mudanças no ambiente.
Essa é uma maneira de garantir que você está obtendo um excelente custo x benefício, afinal, não adianta um produto ter boa durabilidade e resistência se não será bem cuidado para se manter assim.
Além disso, o drywall bem cuidado irá manter uma boa aparência e irá influenciar no ambiente como um todo. Por isso, é importante ter esse cuidado com a manutenção.