Como começar um negócio de costura: Saiba quais são as 5 etapas para iniciar o seu próprio negócio e conquistar a independência financeira!
Além de fazer e alterar roupas, as empresas de costura também personalizam as roupas por meio do uso de bordados e outras artes decorativas para criar modas personalizadas exclusivas, além de realizar confecções de peças únicas.
Você encontrou a ideia de negócio perfeita, deseja se tornar referência como “costureira Jardim Paulistano”, e agora está pronto para dar o próximo passo? Para ajudá-lo reunimos este guia simples com 5 etapas para iniciar seu negócio de costura.
Essas etapas garantirão que seu novo negócio seja bem planejado e que consiga realizar o seu sonho:
Como começar um negócio de costura
Confira a seguir quais são as etapas essenciais para iniciar um negócio de costura:
ETAPA 1: Planeje seu negócio
Um plano claro é essencial para o sucesso como empresário. Isso o ajudará a mapear as especificidades do seu negócio e a descobrir algumas incógnitas. Alguns tópicos importantes a serem considerados são:
Quais são os custos envolvidos na abertura de uma empresa de costura?
Ao contrário de muitos outros tipos de negócios, uma empresa de costura pode ser operada em casa. Uma empresa de costura em casa tem a vantagem adicional de fornecer um nível mais alto de conforto e privacidade durante os ajustes. É possível começar um pequeno negócio de costura em casa com muito pouco investimento inicial. No mínimo, você precisará de:
- Uma máquina de costura simples capaz de realizar pontos básicos e criar casas de botão
- Uma trava para costuras sob medida para evitar que desfiem
- Um espelho de corpo inteiro para clientes
- Um ferro e tábua de passar para remover rugas do tecido
- Tesouras de tecido e tesouras de picotar para padrões de corte
- Uma roda de corte
- Ferramentas de medição para fazer medições do cliente e marcar bainhas e punhos
- Porta-roupas para pendurar roupas
- Uma mesa para cortar tecido, desenhar e projetar.
Quais são as despesas correntes de um negócio de costura?
As despesas correntes para um negócio de costura incluem:
- Suprimentos como material, zíperes, linha, botões e acabamento.
- Serviços de utilidade pública
- Manutenção de Equipamento
- Atualizações do site
- Anúncio
Quem é o mercado-alvo?
Os clientes preferenciais são aqueles que exigem alterações de uma peça de roupa. Muitos clientes exigem os serviços de uma empresa de costura para se preparar para um evento formal, como um baile de formatura ou um casamento. Outros tipos de clientes incluem equipes esportivas que exigem que os logotipos, nomes ou números de suas equipes sejam bordados em seus uniformes.
Como uma empresa de costura ganha dinheiro?
Uma empresa de costura ganha dinheiro cobrando uma taxa para desenhar, fazer ou alterar roupas. Os preços são determinados calculando o tempo e o custo dos materiais necessários para cada pedido. Algumas empresas de costura projetam e fabricam roupas personalizadas, enquanto outras se concentram em alterações.
Quanto você pode cobrar dos clientes?
Os preços médios de vestuário variam de acordo com o tipo de alteração e a força da economia local. O preço da bainha de uma vestimenta pode ser de apenas R$ 15, enquanto o preço de um vestido de noiva feito sob medida pode ter um alto valor.
É uma boa ideia pesquisar os serviços oferecidos pelos concorrentes locais ao decidir em quais tipos de serviços se especializar que permitiriam que você se diferenciasse.
Como você pode tornar seu negócio mais lucrativo?
Muitas empresas de costura oferecem aulas de costura para aumentar a receita e fortalecer seus laços com a comunidade local. Outros desenham e vendem suas próprias linhas de roupas e acessórios, como lenços.
A parceria com outras indústrias focadas em roupas, como lavanderias e lojas de roupas, para oferecer alterações personalizadas também pode ser uma estratégia lucrativa para aumentar sua receita e sua base de clientes. Fazer roupas para serem usadas por modelos em lojas de roupas é outra ótima maneira de divulgar publicamente seu trabalho, que é a melhor forma de publicidade.
Como você vai nomear sua empresa?
Escolher o nome certo é importante e desafiador, uma vez que, seja a identidade de sua marca e estará presente no website, redes sociais, páginas online, etc. Se você ainda não tem um nome em mente, visite nosso guia Como nomear uma empresa ou obtenha ajuda para definir um nome com nosso gerador de nomes de empresas de costura
Ao registrar o nome de uma empresa, recomendamos pesquisar o nome da sua empresa, marcando:
- Registros comerciais do seu estado
- Registros de marcas federais e estaduais
- Plataformas de mídia social
- Disponibilidade do domínio da web.
- É muito importante proteger o seu nome de domínio antes que outra pessoa o faça.
ETAPA 3: Abra uma conta bancária empresarial e um cartão de crédito
O uso de contas bancárias e de crédito dedicadas a negócios é essencial para a proteção de ativos pessoais.
Quando suas contas pessoais e comerciais são misturadas, seus bens pessoais (sua casa, carro e outros objetos de valor) estão em risco no caso de sua empresa ser processada. Em direito comercial, isso é conhecido como perfurar o véu corporativo.
Além disso, aprender como criar crédito comercial pode ajudá-lo a obter cartões de crédito e outros financiamentos em nome da sua empresa (em vez do seu), melhores taxas de juros, linhas de crédito mais altas e muito mais.
Abra uma conta bancária empresarial
Isso separa seus ativos pessoais dos ativos de sua empresa, o que é necessário para a proteção de ativos pessoais. Também torna mais fácil a declaração de impostos e contabilidade.
ETAPA 4: Configure a contabilidade comercial
Registrar suas várias despesas e fontes de receita é fundamental para compreender o desempenho financeiro de sua empresa e ateliê de costura. Manter contas precisas e detalhadas também simplifica muito a declaração de impostos anuais.
ETAPA 5: Defina sua marca
A sua marca é o que a sua empresa representa e também a forma como o seu negócio é visto pelo público. Uma marca forte ajudará sua empresa a se destacar da concorrência.
Como promover e comercializar uma empresa de costura
É ótimo fornecer aos clientes em potencial algumas mídias físicas para sua empresa, como folhetos e cartões de visita. Você deve ter um logotipo comercial que seja consistente em todos os seus materiais de marketing.
Ter um site é um aspecto importante de qualquer negócio. Os clientes em potencial pesquisam produtos e serviços online e ter um site é fundamental. Colocar um anúncio no jornal local, especialmente antes de eventos sociais como o baile de formatura ou o baile do Dia dos Namorados, é uma maneira oportuna de informar as pessoas sobre seus serviços.
Como fazer com que os clientes voltem sempre
Visitar lojas de tecidos locais é uma excelente maneira de divulgar seus serviços para quem tem interesse em costura. À medida que as pessoas se tornam mais conscientes do ponto de vista ambiental e social, os círculos de costura antiquados estão voltando.
Convidar pessoas para participarem de atividades criativas que beneficiam a comunidade global e local é uma das melhores maneiras de atrair e manter novos clientes.