Quem não gosta de pagar menos nas compras ou ganhar dinheiro, não é mesmo? O cashback tem sido um grande aliado para quem deseja melhorar suas finanças pessoais.
Como o nome sugere, esse tipo de serviço garante que parte do valor de uma compra esteja gerando um “reembolso” para o consumidor.
Por aqui, bancos, redes de varejo e empresas oferecem cada vez mais esse método aos seus clientes, principalmente nas compras online, que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.
O mercado de e-commerce no país registrou um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Consequentemente, é uma boa ideia verificar se o seu banco ou a empresa com a qual você costuma fazer compras oferece esse serviço.
Mas antes de fazer sua pesquisa, por que não aprender mais sobre como funcionam os reembolsos e seus benefícios?
Cashback
Cashback pode ser definido como um programa de recompensas que visa reter clientes de um determinado tipo de serviço ou empresa.
Conforme mencionado acima, consiste em devolver ao consumidor uma parcela, ou em alguns casos até 100 %, do valor consumido em uma compra.
Por exemplo, se a empresa X oferecer reembolso de 5 % na compra de seus produtos eletrônicos, um cliente que pagou R$ 3.000 usando um smartphone receberá um reembolso de R$ 150,00. Ressalta-se que além do percentual que será devolvido, cabe à empresa estabelecer e informar o prazo em que o dinheiro será devolvido.
Essa forma de fidelização tornou-se difundida na década de 1990 em países como Estados Unidos e Canadá, e no Brasil nos últimos anos tornou-se cada vez mais popular, principalmente entre os bancos: alguns até oferecem dinheiro de volta ao remunerar empréstimos. faturas de cartão de crédito na opção de débito automático.
Existem também cartões que oferecem bônus como salas vip, entre outras vantagens.
Tipos de cashback
Há mais de um padrão de reembolso no mercado. Normalmente, cada empresa ou estabelecimento definirá critérios a serem aplicados neste tópico, como percentual, duração e clientes elegíveis para participar do programa.
No entanto, existem três formas mais populares de cashback, diferenciadas pelo tipo de recompensa dada aos clientes. A primeira, considerada a melhor pela maioria dos consumidores, é aquela em que o valor é debitado de suas contas correntes, pois dá mais liberdade para o que cada pessoa pode fazer com o dinheiro devolvido.
A segunda, amplamente utilizada pelas empresas especifica que o cashback só pode ser utilizado para novas compras no próprio estabelecimento. Dessa forma, as empresas poderão reter mais clientes que tem um incentivo para comprar novos produtos no mesmo lugar.
O terceiro é chamado de desconto social. Dessa forma, o dinheiro não é devolvido ao cliente mas é destinado a projetos sociais que contribuem para os assuntos de nossa sociedade. Em muitos casos, os clientes podem escolher para quais instituições ou causas o dinheiro irá.
Por que a empresa oferece esse serviço?
Você já deve ter ouvido a expressão. Em uma sociedade capitalista como a nossa, essa é a mais pura verdade. Nesse sentido, você pode estar se perguntando por que as empresas estão doando parte de seus lucros para os consumidores.
Não se engana pensando que isso é feito em solidariedade. Como mencionado anteriormente, o Cashback trabalha para tornar a empresa mais visível. Incentivar os consumidores a se tornar clientes e fazer novas compras ou pagar por serviços.
Mas isso não significa que você não pode aproveitar esse recurso. Pode ser um bom parceiro. Economiza tanto em compras feitas agora quanto em compras futuras. No entanto, como em tudo relacionado ao dinheiro é preciso precaução.
Empresas de cashback no Brasil
Já existem diversas empresas no Brasil que oferecem cashback para seus clientes, além de sites e programas especializados nesse método, que atuam como clubes de adesão, onde é possível realizar compras em outros estabelecimentos com reembolso.
As empresas e serviços mais conhecidos incluem Méliuz, Beblue, Mooba, Livelo, Ama Digital, PagBank, PicPay, banco Inter e Alter Bank.
Notou como é fácil recuperar parte do seu dinheiro?
Com o tempo, você olhará que fica ainda mais fácil. Para saber mais sobre tecnologia, divertimento, educação, cultura e dicas, acesse nosso weblog!