Depois de anos de trabalho, muitos brasileiros sonham com uma aposentadoria tranquila, longe do caos da cidade e próxima ao mar. Um levantamento da Invest4U mostra que 31 das cem cidades com mais aposentados no Brasil estão localizadas no litoral. A ideia de acordar com o som das ondas, caminhar na areia a qualquer hora do dia e viver em um ritmo mais leve é sedutora, mas requer planejamento financeiro.
Entretanto, dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostram que quase sete em cada dez brasileiros não sabem ao certo quanto receberão ao se aposentar. Isso indica que, para a maioria dos casos, planejar a aposentadoria pode ser um obstáculo.
A boa notícia é que algumas estratégias podem ajudar nesse processo. Especialistas apontam que ter controle financeiro, começar a poupar o quanto antes, avaliar o custo de vida na região litorânea e conhecer diferentes métodos de compra de imóveis pode facilitar a realização desse sonho.
Optar por imóveis em leilão em Salvador ou em outras cidades litorâneas pode ser uma alternativa para os aposentados. Isso porque, nessa modalidade, é possível encontrar propriedades por valores mais acessíveis, que podem ser até 60% mais baratos do que no mercado imobiliário tradicional, conforme a JusBrasil.
Estabeleça o controle financeiro
O primeiro passo para planejar a aposentadoria e realizar o sonho de morar na praia é ter controle financeiro. De acordo com a Serasa, esse aspecto ajuda a manter as contas em dia e é a base para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Com controle financeiro, é possível eliminar dívidas, criar um fundo de emergência e investir para o futuro. Já o contrário, conforme explica a Serasa, pode levar ao endividamento, ao pagamento de juros altos e às dificuldades financeiras inesperadas, colocando em risco o objetivo de morar no litoral durante a aposentadoria.
Entre as dicas da Serasa para ter um controle financeiro mais eficiente estão o uso de planilhas e aplicativos de gestão financeira. Na prática, é recomendado listar todas as receitas mensais, categorizar os gastos, anotar as despesas e revisar o documento regularmente para que ele cumpra sua função.
Comece a poupar
No que diz respeito à aposentadoria, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ressalta a importância de começar a poupar o quanto antes. Quanto mais cedo a pessoa inicia esse processo, mais tempo terá para acumular um patrimônio que ajude a alcançar seus objetivos ao se aposentar.
O Sebrae destaca que, assim, é possível entender o tempo necessário para poupar e o valor ideal. Além disso, é preciso estar sempre atualizado sobre o tema. As normas da previdência sofrem alterações frequentes, tornando importante acompanhar a legislação para compreender melhor os direitos e os benefícios disponíveis no momento da aposentadoria.
Conheça outros métodos de compra de imóveis
Segundo a Bolsa de Valores do Brasil (B3), para planejar a aposentadoria e adquirir um imóvel na praia, é essencial ter noção do custo desse sonho. Pesquisar os valores de propriedades na região desejada ajuda a entender quanto será necessário economizar.
Entre as opções disponíveis, os leilões podem oferecer boas oportunidades, com preços mais acessíveis. É possível, por exemplo, encontrar apartamentos em leilão em Fortaleza avaliados em R$ 1 milhão, com lance mínimo fixado em R$ 500 mil. Dependendo do tipo de leilão, do tamanho e das condições do imóvel, os valores podem ser ainda mais atrativos.
Avalie o custo de vida no litoral
A B3 enfatiza que é essencial considerar todos os gastos envolvidos na decisão de morar na praia. Pesquisar o custo de vida nas cidades litorâneas pode ajudar a identificar aquela que melhor se adequa à sua realidade financeira.
Nesse processo, vale a pena analisar o custo com água, alimentação, transporte e energia nessas regiões. Outro aspecto a ser considerado é a infraestrutura do local. Ter acesso a serviços essenciais de saúde, segurança, opções de lazer e cultura contribui diretamente para o bem-estar durante a aposentadoria.