Passeios e viagens que podem ser feitos a qualquer momento e prometem momentos inesquecíveis, repletos de amor e aventura
A terceira idade não é sinônimo de ficar apenas em casa levando uma vida tranquila. Claro que essa parte é igualmente interessante, porém, os casais de idosos também podem se aventurar e viver experiências diferentes juntos.
Dicas de experiências inesquecíveis para casais da terceira idade
E o que é possível fazer nessa idade? A verdade é que não faltam opções e o casal pode viver momentos inesquecíveis!
Viagem romântica
Existem várias cidades no Brasil e no mundo que tem clima bastante romântico. Então, é válido pesquisar por passagens áreas promocionais, para garantir mais conforto na viagem, e conhecer algum desses destinos.
No Brasil, Gramado e Canela são conhecidas por serem românticas e acolhedoras para todas as idades. Em outros países, Veneza costuma ser acolhedora e ainda ter muita história para contar.
Viagem cultural
Para aqueles casais apaixonados por conhecer novas culturas, a aposentadoria e a chegada à terceira idade permitem planejar uma viagem mais longa com intuito cultural. É importante escolher destinos acessíveis e seguros, que ofereçam atividades voltadas para essa faixa etária.
São Roque, Campos do Jordão, Ouro Preto, Lisboa e Buenos Aires são alguns exemplos interessantes onde é possível ir a teatros, visitar museus, fazer ecoturismo e até conhecer vinícolas.
Passeio gastronômico
Um tour gastronômico também é ótimo para viver em casal na terceira idade. Esse tipo de passeio pode ser feito na própria cidade ou estar incluso em uma visita a outras regiões do Brasil e do mundo. A ideia é experimentar novidades e fugir um pouco do cardápio clássico, mas sempre respeitando suas limitações.
Se não existem restrições médicas, o casal pode se aventurar a conhecer novos restaurantes, bares e botecos que recebem idosos e tem programação própria para eles. Ao consultar o cardápio a ideia é fugir um pouco do que já conhecem e se permitirem experimentar algo novo, desafiando o paladar.
Cruzeiro
Os cruzeiros estão entre as opções mais populares e seguras para os casais da terceira idade. Essas viagens podem ser curtas ou longas e incluem, além da acomodação, diversas atividades a serem feitas a bordo ou em terra, durante as paradas.
Acessibilidade e conforto vêm em primeiro lugar, tornando o cruzeiro uma ótima alternativa para casais idosos que estão começando a se aventurar fora de casa e fugir um pouco da rotina. A recomendação é iniciar com um cruzeiro mais curto e pela costa brasileira. Se gostarem da experiência, podem escolher os mais longos que viajam ao redor do mundo.
Visitas a vinícolas
No Brasil, nos países vizinhos e em outras regiões do mundo existem famosas vinícolas que incluem visitas guiadas e degustação para quem decide conhecer o local. É uma oportunidade única para descobrir a história de determinados rótulos e provar um pouquinho das bebidas ao longo da conversa.
São Roque, por exemplo, é tida como ponto inicial da rota do vinho e fica a apenas 70 km da capital paulista. Além do tour privado e da degustação, um almoço está incluso no passeio e, se a visita acontece no mês de janeiro, o casal terá a oportunidade de fazer parte da vindima, o processo de colheita das uvas.
Atividades ao ar livre
Para ter mais momentos juntos, porém, sem precisar investir tanto, o casal de idosos pode fazer atividades ao ar livre. Isso inclui desde caminhadas a dois até idas em parques e participar de alguns exercícios gratuitos, como ioga no parque. O objetivo é, além de colocar o corpo para se mexer, incentivar os momentos a dois.
O uso de espaços públicos, como as academias ao ar livre, também é muito bem-vindo, porém, é indicado saber quais exercícios podem ser feitos e quais são as limitações do próprio corpo.
imagem: https://br.freepik.com/