Conheça ferramentas que ajudam na realização de reparos e manutenções pontuais na intenção de resolver trabalhos urgentes ou aproveitar o tempo de maneira construtiva
Você já ouviu falar em bricolagem? São serviços de reparos, manutenções e instalações feitos por pessoas que não são profissionais da área, mas dominam técnicas para conduzir esses trabalhos com total precisão e atenção a detalhes.
Conheça a função de 4 ferramentas elétricas
Se você gosta de se aventurar nessa atividade ou deseja futuramente focar em oportunidades nesse segmento, é fundamental conhecer itens como serras, lixadeira e politriz.
Abaixo, separamos alguns nomes fundamentais para acrescentar na sua lista de compras e investir em uma estratégia que permita economizar dinheiro a longo prazo.
1 – Furadeiras
Bem, como o próprio nome já revela, essa ferramenta é indicada para que você possa fazer furos em diversos tipos de materiais. Mesmo assim, é bom lembrar que elas também servem para remover azulejos ou tijolos e perfurar cabos e tubulações.
As furadeiras com impacto são indicadas para superfícies com mais resistência, como uma parede de concreto, alvenaria ou tijolo, uma vez que ela facilita a perfuração em materiais mais duros. Já a parafusadeira de apertar e afrouxar parafusos e as de trabalhar madeira, metal e plástico são os modelos comuns.
Apesar de ser muito indicada em projetos de construção civil, assim como lixadeira e politriz, ela também é útil na realização de acabamentos, união de peças de madeira, montagem de móveis ou realizar outros reparos em sua casa.
2 – Lixadeiras
Os termos lixadeira e politriz são sempre muito ouvidos em conjunto. Só que vamos explorar separadamente as funções delas. Enquanto as furadeiras perfuram, as lixadeiras têm o papel de polir, alisar e dar o acabamento desejado a superfícies de pedra, madeira, gesso e outros tipos de materiais.
É uma ferramenta que ajuda a nivelar a superfície para que ela fique uniforme e lisa. Se você deseja fazer retoque de peças pequenas, para lixar bordas e modelar peças, a lixadeira de disco é totalmente indicada para esse uso. Já a lixadeira de cinta é quando necessitamos remover com precisão e rapidez algum material em grandes superfícies.
Quando se trata de pequenos trabalhos e acabamentos finos, utilize a lixadeira de mão. Em áreas de difícil acesso, prefira a lixadeira angular. É muito importante focar nessas distinções porque assim é possível realizar um trabalho de qualidade e que só aumenta o seu interesse pela bricolagem.
3 – Politriz
Apesar de serem associadas a trabalhos ligados a alisar e polir superfícies, a lixadeira e a politriz têm funções diferentes. As lixadeiras removem o material desejado de uma determinada superfície, deixando-a lisa e preparada para o acabamento, que é feito por meio da politriz.
Para grandes superfícies planas, o ideal é usar um polidor rotativo que gira em alta velocidade e traz mais precisão ao resultado desejado. Existe um modelo de dupla ação que proporciona alto nível de brilho e dá total destaque à peça trabalhada.
Independente disso, se você deseja começar aos poucos e executar pequenos trabalhos, use um minipolidor, pois ele ajuda até mesmo a alcançar áreas de difícil acesso.
4 – Serras
Não basta apenas furar, alisar e dar acabamento. Existem também trabalhos em que é necessário cortar. E, para isso, você deve contar com as serras.
Certamente você já deve ter visto modelos manuais como o serrote, para cortar madeira e materiais macios, a serra japonesa para cortes precisos e delicados, a serra vaivém para cortes curvos e irregulares e a serra copo para furos circulares em madeira, plástico e outros materiais.
No entanto, é importante conhecer os modelos elétricos, como a motosserra, que corta troncos e galhos de árvores, a esquadrejadeira, o sabre e a circular. Eles poupam seu tempo na hora da bricolagem e não te fazem cansar tanto em comparação ao que pode ser feito manualmente.
Serras, furadeiras, lixadeira e politriz são itens indispensáveis para ajudar pessoas desde a construção civil até aqueles que querem se especializar, ou até mesmo começar atividades de artesanato. Agora que você conhece as funções, procure sempre ferramentas de qualidade para que ocorra tudo bem nos seus projetos e torne o seu tempo ainda mais produtivo.
imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-carpinteiro-trabalha-com-uma-arvore_3828238.htm