Pular para o conteúdo

Como saber se eu tenho direito ao empréstimo consignado?

Não se complique financeiramente! Resolva suas dívidas e conte com recursos que ajudam a controlar as finanças e a zelar pelo seu patrimônio

Muitas pessoas passam por apertos financeiros por não saberem administrar verdadeiramente o que ganham ou qual maneira correta de aplicar o dinheiro para fazê-lo render. Conquistar a independência financeira pode ser um grande desafio, mas é possível criar bons hábitos e usar com sabedoria os empréstimos que o tiram da situação de endividado.

O crédito consignado, por exemplo, é uma ótima forma de resolver suas dívidas e se organizar na intenção de não passar mais por um aperto financeiro. Se você ficou interessado nesse assunto e deseja saber se tem direito a essa solução, continue conosco e aprimore seus conhecimentos com as informações abaixo.

O que é o crédito consignado?

Criado em 2003, por meio da Lei 10.820/2023, o crédito consignado constitui-se num tipo de crédito mais barato e com risco menor de inadimplência. Isso porque as parcelas são debitadas diretamente na folha de pagamento do solicitante, funcionários públicos, trabalhadores de empresas com carteira assinada, pensionistas, militares das forças armadas e aposentados do INSS.

Quais são os critérios para elegibilidade ao empréstimo consignado?

Além do vínculo empregatício elegível, que apresentamos no tópico anterior, a pessoa que se interessou pelo crédito consignado não deve ter inadimplências ou pendências negativas no nome dela. Ainda, deve apresentar renda líquida que não comprometa o pagamento das parcelas desse modelo de empréstimo.

A porcentagem preferível para cada categoria que citamos é de 45% aos servidores públicos federais e militares, 35% para os aposentados e pensionistas do INSS e 30% para trabalhadores de empresas com carteira assinada.

Como consultar a margem consignável?

Como você percebeu até agora, o crédito consignado é bastante benéfico, mas ele funciona de acordo com o perfil dos solicitantes. Se você deseja consultar sua margem consignável, basta acessar, pelo site ou aplicativo, o Portal Meu INSS, fazer seu login com o número do seu CPF e senha.

Em seguida, deve clicar na parte de “Extrato de Empréstimo Consignado” e lá mesmo você verá essa informação. Caso queira, também é possível ligar para o 135 e informar ao sistema seus dados pessoais para que eles possam fazer essa consulta e informar o valor disponível.

Se morar perto de uma agência do INSS, compareça no local com seus documentos pessoais e o atendente fará a consulta e compartilhará esses dados. Os documentos pedidos são RG, CPF e comprovante de renda.

Como funciona a aprovação de um empréstimo consignado?

O crédito consignado apresenta menores taxas de juros, colabora no seu controle financeiro pessoal e depende de sucintas exigências com relação à documentação e à análise. Aliás, esta pode ser feita por meio de sites ou aplicativos, tanto das instituições financeiras quanto dos bancos que oferecem essa modalidade.

Como falamos anteriormente, a análise funciona de acordo com o perfil dos solicitantes. Portanto, o processo de liberação corre o risco de durar horas ou dias, pois é necessário saber se ele não compromete o valor máximo da renda mensal e/ou se a margem consignável o torna disponível.

Assim que aprovado, você terá acesso aos custos da operação. Diferente de quando reprovado, em que o próprio banco ou a instituição financeira contacta o interessado para o informar de tal fato.

Existem condições específicas oferecidas pelas instituições financeiras?

Nesse caso, é muito importante analisar as propostas de cada banco ou instituição financeira para saber qual lugar apresenta a proposta mais atrativa de crédito consignado.

Existem entidades que oferecem taxas promocionais bastante atrativas no início do contrato. Entretanto, elas ficam sujeitas a um aumento após determinado período.

O prazo máximo para o crédito consignado costuma ser 72 meses (6 anos), apesar de haver locais em que os prazos são maiores, mas essa opção vai de acordo com determinados perfis.

De todo modo, há sempre muitas vantagens que se atrelam a esse modelo de empréstimo e entram em conformidade com suas necessidades. Por exemplo, a inclusão de um seguro de vida totalmente gratuito ou descontos em serviços de planos de saúde. Portanto, é fundamental comparar as ofertas e tomar a decisão correta antes de contratar.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!