Aprenda a calcular a quantidade de tinta durante uma reforma ou construção que terá pintura residencial!
O desejo de renovar o ambiente de casa acontece de tempos em tempos, principalmente durante lançamentos de tendências de decoração, como foi o caso da parede 3D, que ajudou a movimentar milhões no setor de lojas de materiais de construção, porque as pessoas queriam ter uma parede diferenciada na casa, principalmente na sala de estar.
Mas para acompanhar essas tendências é preciso ter uma boa base de cálculo de gastos.
A estratégia mais utilizada para evitar deixar a conta no vermelho no final do mês é a pesquisa na internet, que reúne inúmeras lojas de materiais para construção, o que ajuda a comparar preços.
Assim, é possível comprar tintas online, rejunte, cimento, entre outros necessários para obra ou reforma. Esses materiais que vendem em grande quantidade precisam de uma atenção especial para evitar desperdícios ou faltas.
O excesso ou a falta da quantidade desses produtos podem atrapalhar o andamento da obra, principalmente se o frete demora mais de 24 horas para ser realizado, sendo assim, o ambiente fica impossibilitado de receber os moradores ou visitas.
Quanto rende uma lata de tinta?
Para evitar esses transtornos, trouxemos 3 dicas importantes para calcular a quantidade de materiais para a sua reforma.
Latas de tinta
As latas de tinta podem ser um grande problema se estiverem em falta, pois durante a compra de um novo lote pode haver uma pequena discrepância entre as cores, assim, o ambiente vai ficar desigual, o que prejudica todo o setor, não só da reforma, mas também de decoração.
Para evitar esse transtorno é necessário medir o espaço que será pintado, pois através das medidas é possível saber quantos litros de tinta serão necessários.
Nesses casos, é importante conversar com um profissional, pode ser uma pessoa da área da engenharia civil ou arquitetura, pois além de estarem presentes em diferentes projetos que englobam desde obras do 0, até reformas, também entendem sobre materiais e podem ajudar com dicas valiosas.
Desses profissionais, os atendentes e auxiliares de lojas de material de construção também podem prestar excelente ajuda na escolha das melhores marcas que atendem às suas necessidades.
Outro detalhe que deve ser levado em consideração antes de comprar latas de tinta é se a superfície onde será usada a tinta é regular ou não.
Superfícies desregulares exigem mais tinta, então, se não vai reformar a parede ou o teto que tem algum tipo de irregularidade, por exemplo, então o ideal é comprar uma quantidade a mais do cálculo feito, pois esse tipo de superfície consome mais material do que uma parede plana ou um teto sem irregularidades.
Quantidade e resistência
Agora, que explicamos melhor sobre a importância de tirar um tempo para escolher a melhor opção de acordo com suas expectativas, vamos falar realmente quanto rende uma lata de tinta.
Um galão de 18 litros, que são os mais comuns nas lojas de materiais, pode render o equivalente de 90 m² a 120 m². Esses números podem alterar para mais, pois a superfície que vai receber o material precisa estar em bom estado.
Como abordado anteriormente, paredes e tetos com rachaduras ou grandes imperfeições tendem a exigir mais tinta para uma pintura mais uniforme.
Mesmo uma superfície bem cuidada pode fazer com que a quantidade de tinta usada chegue ao equivalente de 300 m², isso em casos que o pintor precise passar outra camada de tinta, mas tudo depende do estilo e objetivo de quem está contratando o serviço.
Por exemplo, em estilos de decoração mais clássicas e minimalistas, a segunda ou terceira camada de tinta é uma regra, pois esse tipo de ambiente exige superfícies planas e sem manchas.
Já estilos mais rústicos ou com referências à arquitetura industrial não exigem esse perfeccionismo, aliás, o cimento queimado, uma técnica onde as manchas fazem parte do estilo, é um ótimo exemplo que está presente nos estilos industriais.