A priorização da saúde mental é essencial para garantir mais qualidade de vida.
Se antes o assunto era considerado um completo tabu, hoje a saúde mental vem se tornando uma prioridade cada vez maior na nossa sociedade. Isso porque diferentes estudos já comprovaram o seu impacto na vida das pessoas, inclusive com o desenvolvimento de patologias clínicas.
Em um estudo realizado pelo Ministério da Saúde no final de 2020, quase 87% dos participantes apresentaram ansiedade, bem como transtorno de estresse pós-traumático em (45,5%) e depressão grave (16%). Sendo assim, é mais que urgente priorizar o conforto e bem-estar, tanto físico quanto mental.
Pensando nisso, separamos algumas sugestões de hábitos que podem ser incorporados à sua rotina diária para garantir uma melhor qualidade de vida. São atitudes que tornarão o seu dia mais leve, mas, sobretudo, vão assegurar que sua saúde mental esteja em maior equilíbrio.
Importância da valorização da saúde mental
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ideia de saúde mental se relaciona tanto ao bem-estar físico, quanto social e mental. Em outras palavras, isso quer dizer que a saúde mental abrange todos os principais aspectos da vida de um ser humano: seu organismo, suas emoções e suas relações com o mundo exterior.
A integração desses aspectos de maneira equilibrada faz com que a pessoa consiga viver melhor, mesmo em meio às diversas intempéries que, vez ou outra, acabam surgindo. Quando não há esse equilíbrio, porém, o indivíduo tende a ficar sobrecarregado, o que acaba gerando tanto sofrimento quanto doenças.
Sendo assim, cuidar da saúde mental é algo extremamente importante e deve ser tratado com a mesma importância dos demais cuidados que devemos ter com o nosso organismo. Pode parecer clichê, mas a máxima “mente sã, corpo são” é, certamente, verdadeira.
Como melhorar minha saúde mental?
Sabendo da importância desse assunto e aproveitando a vibe de ano novo — em que muita gente se dispõe a criar metas —, selecionamos algumas ideias do que fazer para garantir uma melhora na sua saúde mental. Confira a seguir.
Tenha boas noites de sono
Dormir bem é um dos aspectos mais importantes para obter mais qualidade de vida. A dica aqui é criar uma rotina de sono, determinando a hora de se deitar e a hora de se levantar. Lembre-se que desligar aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de ir para cama ajuda a desconectar a mente.
Faça uma dieta equilibrada
Uma alimentação equilibrada faz diferença para a nossa saúde como um todo e, portanto, deve ser uma das prioridades no nosso autocuidado. Prefira alimentos naturais aos industrializados, por exemplo. Na dúvida, procure um nutricionista.
Tenha um hobby
Os hobbies são atividades que nos trazem prazer genuíno, sem nenhum tipo de exigência, e, por isso mesmo, devem ser incorporados à nossa rotina como momento de relaxamento. Você pode optar por fazer algum tipo de artesanato, cultivar plantas, ouvir um álbum que goste ou mesmo tirar um tempo para ler.
Pratique atividades físicas
Futebol, vôlei, corrida, natação, muay thai, dança, musculação, jumping, circuito funcional, crossfit e pilates são alguns exemplos dos diversos tipos de atividades físicas que você pode incluir na sua rotina e que vão deixar corpo e mente mais fortes e relaxados.
Organize a sua rotina
A falta de organização no dia a dia também pode resultar em aborrecimentos e estresse. Sendo assim, a solução é manter uma certa ordem na sua rotina, de modo a facilitar a sua vivência e torná-la menos cansativa.
Tire um tempo para meditar
A meditação é outra atividade que pode ajudar, e muito, na melhora da sua saúde mental. Você pode optar por fazer uma meditação guiada ou sozinho. O importante é que você esteja em um ambiente tranquilo e, o máximo possível, livre de distrações.
Faça terapia
Por último, mas não menos importante, podemos citar a terapia realizada com um psicólogo como excelente ferramenta para ajudar tanto no ganho de autoconhecimento como também no enfrentamento de crises (como o luto, a separação ou mesmo a perda do emprego), para contribuir com a melhora da sua saúde mental.