Pular para o conteúdo

A influência da alimentação no nosso corpo

A dieta que adotamos pode nos proporcionar muito mais saúde e disposição, mas também desenvolver problemas nada agradáveis. Saiba mais sobre o assunto!

Você já ouviu a expressão: “você é aquilo que come”? Provavelmente, sim. Bastante popular, tal frase nunca sai de moda, especialmente por ser a alimentação um dos fatores mais capazes de influenciar nosso corpo — tanto em relação ao desempenho físico quanto mental. 

Para esclarecer: dependendo dos alimentos que ingerimos, conseguimos ter muito mais bem-estar, ou, então, sofrer com vários problemas, desde uma simples má digestão até ansiedade e depressão. Fora isso, ao ingerirmos os ingredientes corretos, conseguimos melhorar o nosso visual, garantindo pele, unhas e cabelos bem mais bonitos e fortalecidos. Há quem diga, até mesmo, que existem alimentos capazes de nos fazer suar mais e, com isso, nos levam a gastar bem mais com desodorante. Dá para acreditar?

Assim, é preciso compreender melhor a influência dos ingredientes no organismo. A partir disso, podemos começar a fazer as melhores escolhas para garantir uma vida mais tranquila. Hoje, trouxemos várias informações relevantes que podem auxiliar você nessa tarefa. Continue acompanhando o post e fique por dentro!

A influência da alimentação na saúde física

Como você já deve saber, o ser humano precisa buscar, por meio da alimentação, os nutrientes necessários para se manter vivo e saudável. Existem vários componentes indispensáveis, não somente para o funcionamento do organismo, mas também para melhorar a saúde física do indivíduo. 

Vamos falar dos músculos. Para que eles consigam se manter fortes, é necessária uma quantidade considerável de proteína todos os dias componentes que podem ser encontrados nas carnes e até na soja. 

Já se a ideia é obter uma pele mais jovem e saudável para tirar aquela linda foto de casal, ou seja, longe de espinhas, cravos e, até mesmo, linhas de expressão, uma boa solução é investir em uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e grãos integrais. 

Aqui, ainda é interessante recorrer aos alimentos que consigam retardar o envelhecimento das células, exatamente como acontece com a linhaça, as amêndoas e o tomate. 

A influência da alimentação na saúde mental

Muito além de interferir na saúde mental, a alimentação correta consegue afetar diretamente no psicológico do indivíduo. Explicamos: se não se alimentar da maneira correta, uma pessoa tende a apresentar baixo desempenho, principalmente em atividades que exigem maior foco e concentração. 

Ainda nessa categoria, podemos destacar os adeptos do café – uma bebida que é fonte  de cafeína. Esse tipo de nutriente apresenta-se em alta concentração no corpo humano. Por isso, ao consumir muito café, automaticamente o indivíduo começa a ficar mais ansioso, encontrando dificuldade para dormir e relaxar. Como resultado, boa parte de sua capacidade cognitiva também é prejudicada, afetando a sua rotina e atividades profissionais. 

Não terminamos por aí! 

Vamos pensar agora nos alimentos industrializados ou ultragordurosos, como o ketchup, a batata frita e a pizza. Por contarem com altos índices de gordura saturada, são capazes de alterar o humor dos consumidores, deixando-os mais tristes e até deprimidos. 

Isso porque, ao ingeri-los em grandes quantidades, interferimos diretamente em nossa produção de serotonina o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Muito interessante!

Além da saúde mental e físico, a má alimentação pode influenciar na qualidade das relações sexuais. Quando você passa a se alimentar melhor e fazer atividades físicas, no caso dos homens, não será preciso pesquisar produtos como “para que serve volumão” e irá melhorar a qualidade da ereção.

Dicas para adotar uma alimentação mais saudável

  • evite o consumo exagerado de refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados; 
  • utilize menos sal ao preparar as suas refeições; 
  • procure ingerir, ao menos, uma fruta por dia; 
  • beba 2 litros de água diariamente; 
  • procure não pular as refeições e se alimente a cada 3 horas; 
  • em vez de utilizar açúcar refinado, opte pelo melado ou açúcar de coco.

Viu só? Com essas dicas, você já sabe como a alimentação influencia o nosso organismo. Agora, coloque-as em ação e aproveite os benefícios de uma dieta saudável.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!