Pular para o conteúdo

Como treinar o equilíbrio?

Com exercícios básicos e simples de se fazer você pode melhorar seu equilíbrio. Acesse o conteúdo e aprenda como fazê-los

O que garante a estabilidade de nosso corpo, seja para ficar em pé, sentado, caminhar, correr, pedalar ou pilotar uma moto, é o equilíbrio. Essa habilidade envolve diferentes partes do corpo que atuam como sensores em nossos olhos, ouvidos, músculos e articulações.

Por isso, conseguimos controlar a posição do corpo, esteja ele parado ou em movimento. Além disso, o equilíbrio nos ajuda a recuperar a estabilidade quando perdemos nossa base de apoio e o centro de gravidade se altera. Como aquele tropeço que conseguimos escapar sem ter que cair de cara no chão.

Desta forma, seja para situações do dia a dia ou prática de esportes, é importante treinar o equilíbrio para diminuir o risco de lesões e conseguir atuar em todas as suas rotinas com uma consciência corporal apurada, que garante uma noção aprimorada de como orientamos nossos membros ao fazer qualquer coisa. 

Continue a leitura e veja como treinar seu equilíbrio.

1- Postura da árvore (posição do flamingo)

Vamos começar com um exercício básico para treinar seu equilíbrio estático, ou seja, sua habilidade de se manter estável com o corpo estático, seja parado ou em movimento, como em cima da moto, por exemplo.

Veja como fazer:

Una as palmas de suas mãos em frente ao estômago, como nas práticas de yoga. Depois disso, levante uma das pernas e encoste a planta do pé na lateral do joelho da outra perna, como os flamingos fazem.

Mantenha-se nessa posição ao menos 20 segundos e repita o exercício com a outra perna. Faça no mínimo 3 sessões em cada perna.

2- Caminhar sobre uma linha reta

O objetivo deste exercício é aprimorar o equilíbrio dinâmico. Treinar essa habilidade vai te ajudar nas situações em que seus membros estão em movimento durante alguma atividade, esteja seu corpo parado (como em cima de uma bicicleta) ou em movimento (correndo, caminhando, etc.).

Como o próprio nome diz, o exercício consiste em caminhar sobre uma linha reta. Mas não é só andar pra frente não. Você vai precisar de uma marcação no chão com pelo menos 4 metros de comprimento e deve caminhar sobre ela dando passos com um pé exatamente na frente do outro. O calcanhar do pé da frente deve encostar nos dedos do pé de trás. 

Para aumentar a eficácia do exercício, vá e volte sobre a linha caminhando dessa forma pelo menos 5 vezes.

3- Pulo sobre a caixa

Este exercício é feito para melhorar o equilíbrio de aterrissagem. Apesar de simples, é muito efetivo e, além de melhorar a estabilidade durante as aterrissagens, também fortalece a musculatura das pernas.

Você vai precisar de uma caixa com altura entre 20 e 30 cm, que seja firme e suporte seu peso. Se não tiver, você pode empilhar tijolos até alcançar essa altura de uma forma que seus pés se mantenham firmes sobre eles.

Para fazer o exercício, suba na caixa, pule dela e aterrisse com uma perna só (não precisa de muito impulso, é só para sair de cima dela). Durante o salto, é importante deixar a perna que não encostará no chão dobrada para trás, com o pé na altura do joelho da perna de aterrissagem.

Repita esse processo pelo menos 5 vezes em cada perna.

4- Exercícios para melhorar o equilíbrio em cima da moto ou da bicicleta

Seja para pedalar ou pilotar uma moto, além de usar capacete, também é fundamental ter equilíbrio apurado, não somente para se manter em cima, mas também para conseguir desviar dos inúmeros obstáculos do trânsito e escapar de acidentes graves.

Neste caso, o equilíbrio que precisa de mais treino é o reativo, para garantir que as reações sejam sob medida, recuperem sua estabilidade e não acabem te derrubando da moto ou bicicleta. 

Confira alguns exercícios:

  • Se manter em pé e de olhos fechados sobre uma superfície instável;
  • Caminhar em traves de equilíbrio ou caminhar saltando sobre uma linha reta;
  • Manter-se em pé com apenas uma perna e com os braços bem abertos, saltar e trocar a perna de apoio. 
  • Pilotar a moto numa rua pouco movimentada em baixíssima velocidade, fazendo zigue-zague e o número 8;
  • Tentar manter-se equilibrado o máximo de tempo possível em cima da moto ou bicicleta parada.

Pronto, com esses exercícios você está preparado(a) para manter sua estabilidade nas rotinas do dia a dia e em cima da moto ou bicicleta. Para que os treinos sejam eficazes, é importante repetir todos os exercícios pelo menos 3 vezes na semana.

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!