No último ano o Brasil passou a ocupar o lugar de país com maior crescimento de vendas online no mundo. Por isso não é de admirar que a concorrência de vários nichos do mercado disparou e talvez manter relevante o seu e-commerce de vestidos de casamento está sendo uma tarefa árdua. Mas não se preocupe, nesse artigo vamos te ensinar estratégias valiosas para se destacar da concorrência e aumentar o trafego da sua loja virtual.
E-commerce de vestidos de casamento é um bom negócio para investir?
Bem, as pessoas não pararam de se casar mesmo com as limitantes restrições que a pandemia trouxe. Mesmo durante a COVID-19 muitos casamentos ocorreram, o que mudou foi a maneira como os casamentos eram comemorados e claro o poder aquisitivo de muitas pessoas que diminuiu. Assim, bons empreendedores viram a oportunidade de der o lugar do clássico vestido caro de noiva para o vestido de casamento civil, pois a demanda havia mudado.
Já agora os tempos são outros, todos os casamentos adiados já foram remarcados e a demanda não para de subir, tanto para casamentos caros quanto os mais simples. Então sim investir em um e-commerce de vestidos de casamentos é um excelente negócio.
Melhores estratégias para destacar o seu negócio online da concorrência
Depois da grande recessão que o ramo dos casamentos sofreu foi necessário reinventar dentro desse mercado. Assim, muitos casamentos foram transmitidos por videoconferência e então algo que sempre foi ligado ao tradicionalismo entrou de vez na era digital. E essa mudança de pensamento das pessoas em geral trouxe mais clientes ao e-commerce. Por isso que por mais que talvez você tenha visto o número dos seus concorrentes aumentar saiba que novos clientes também vieram para o jogo. Dessa forma, depende não do número de concorrentes que você tem, mas das estratégias que você usa para multiplicar o seu número de vendas. Vamos aprender algumas técnicas poderosas agora.
Use bem o blog da sua empresa
Sim, além do site de vendas da sua loja online é fundamental ter um blog para publicar conteúdos agregadores ou pelo menos uma página de posts no seu site falando, por exemplo, sobre os vestidos que são tendência do momento, qual vestido combina com casamento no campo ou na praia, etc… Porque embora as pessoas pensem que não vale a pena mais investir em blogs, eles são fundamentais para criar autoridade e relevância para o Google. E assim dar mais notoriedade a sua marca.
As redes sociais devem ser usadas em conjunto com o blog da sua empresa, para divulgar no maior número possível de canais de comunicação a sua marca. Mas é claro que tanto no blog quanto nas redes sociais você deve publicar assuntos de alta qualidade para mostrar aos seus clientes e ao algoritmo que você entende do nicho em que atua. Dessa maneira você vai disparar da sua concorrência.
Mostre quem você é
Pense comigo: Você estaria mais inclinado a se envolver com uma marca sem rosto ou uma empresa onde você conhece alguns dos funcionários e teve interações pessoais com a equipe?
Acredito que assim como eu, você escolheria a segunda opção. Porque a cada dia que passa o cliente (você e eu inclusive) fica mais exigente e uma noiva prestes a se casar ainda mais. Hoje a grande tendência das pessoas não é comprar simplesmente um produto de qualquer lugar, pelo contrário, os consumidores buscam comprar nos lugares com os quais se identificam. E esse hábito se repete desde uma blusa a um vestido de casamento.
Empreendedores que mostram a sua rotina, como a empresa é por dentro e principalmente, o seu rosto geram identificação com os clientes e por sua vez aumentam seu trafego e vendas. Se você realmente quer deixar sua concorrência para trás: pare de usar suas redes sociais exclusivamente para postar foto dos seus produtos e deixe mais espaço para falar de você.
As pessoas são curiosas por natureza, então pode ter certeza que no mesmo momento em que você parar de simplesmente anunciar o seu produto e começar a mostrar quem é a pessoa que vende esse produto irá ganhar clientes leais. A chave para fazer essa estratégia funcionar é incentivar os usuários a interagir com sua marca em tempo real, seja com comentários, caixinha de perguntas, direct, interação durante as lives, algo que muitos de seus concorrentes provavelmente negligenciam.
Estude sua concorrência
Aprenda com seus concorrentes e uma maneira de fazer isso é passar algum tempo lendo as avaliações deles. Empresas de todos os setores incentivam seus clientes a deixar comentários para criar provas sociais e coletar feedback. Então se você tirar um tempo para ver o que as pessoas estão comentando nos sites e nas mídias sociais dos concorrentes, poderá identificar quais as expectativas dos clientes e ajustar seu produto para melhor atendê-los.
Por exemplo, você pode observar que os clientes do seu concorrente gostariam de um atendimento mais personalizado, maior variedade de modelos no catálogo e um sistema pdv ia ser a sua solução. E se você conseguir identificar rapidamente alguma dessas necessidades e melhorar seu produto para atender às expectativas do cliente, com certeza impressionará novos visitantes e clientes existentes.
Faça seus clientes se sentirem valorizados
Programas de fidelidade de clientes não são uma estratégia nova no marketing, mas se você seguir as técnicas listados acima, um sistema de recompensas pode tranquilamente te ajudar a se destacar dos concorrentes. Talvez você possa recompensar o público que mais interage com a sua marca. Cupons de desconto e brindes sempre são bem vindos.
Aliás, a melhor maneira de saber o que alguém quer é perguntar. Por isso, converse com seus clientes e descubra quais recompensas os incentivariam a continuar comprando com sua marca. Outra alternativa é descobrir o que os seus concorrentes estão oferecendo para ofertar aos seus clientes o melhor negócio possível.
De suporte ao seu cliente
Como última estratégia fundamental a aprender para se destacar dos seus concorrentes. Você precisa dominar sua estratégia de suporte ao cliente. Os clientes esperam que as empresas tenham opções de suporte rápidas e personalizadas quando se envolvem com um novo negócio. Pense assim, se uma pessoa entrou em contato com duas empresas do mesmo ramo ao mesmo tempo e uma atendeu em cinco minutos e a outra atendeu em cinco horas, qual empresa tem mais chances de conquistar o cliente? Sem dúvidas a primeira.
Acelere o seu atendimento, tenha pessoas disponíveis para isso, use um sistema de suporte ao vivo de chat híbrido. Ajude o seu cliente, use a estratégia de perguntas frequentes e em seguia o passo a passo ou a solução instantânea, incluindo links para recursos úteis, como por exemplo: postagens do seu blog.
Vá melhorando gradualmente seu sistema de suporte pedindo aos usuários que preencham uma pesquisa de satisfação do cliente ao final das conversas ou vendas. E leia atentamente esses dados regularmente. Faça pequenas alterações para garantir que os usuários que visitam seu site tenham uma experiência positiva.
Nesse oceano de concorrência a única maneira de não se afogar é se aperfeiçoando nas técnicas que você acabou de aprender. Entenda seu cliente, se coloque no lugar dele. E para isso invista tempo entendendo sua concorrência e melhorando a forma como se envolve com os clientes. Assim você terá um e-commerce muito bem sucedido.