Pular para o conteúdo

6 truques para fazer um ambiente parecer maior

truques para fazer um ambiente parecer maior

Diante do encolhimento dos imóveis no Brasil, especialistas indicam soluções práticas para otimizar o espaço, com truques para fazer um ambiente parecer maior.

A tendência de imóveis compactos tem ganhado força no Brasil, acompanhando as transformações no perfil das famílias e o desejo de viver mais próximo de áreas centrais. Segundo dados do Banco Central (BC), a metragem dos imóveis financiados diminuiu 12,75% nos últimos seis anos. A avaliação foi feita no período entre outubro de 2018 e outubro de 2024.

Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), João Meyer, diferentes fatores explicam esse cenário. Entre eles, a redução do tamanho das estruturas familiares, o aumento da procura por imóveis como fonte de renda, o financiamento público voltado à habitação social e a alta dos juros imobiliários nos últimos anos.

Em São Paulo, mais de 80% dos empreendimentos lançados contam com menos de 42 metros quadrados, de acordo com informações divulgadas no Jornal da USP, o que aponta para um futuro no qual espaços bem localizados, compactos e otimizados serão mais comuns.

Truques para fazer um ambiente parecer maior

ambiente parecer maior

Diante disso, pensar a decoração com atenção ao aproveitamento dos espaços é indispensável. Da escolha do guarda-roupa à iluminação, especialistas dão dicas de como o uso de cores, móveis e recursos decorativos permite criar ambientes visualmente mais amplos e confortáveis, mesmo com metragens reduzidas.

Escolha cores claras e neutras para elementos maiores

Fazer uma escolha estratégica da paleta de cores ajuda para o ambiente parecer maior, aumentando a percepção do espaço em cômodos pequenos. A arquiteta Bruna Cesário, em seu canal no Youtube, recomenda tons claros para os elementos maiores, como a marcenaria da cozinha, que pode ter um amadeirado de tom claro a médio, e nos pisos, que ficam melhor em tonalidades como cinza-claro, creme ou porcelanato marmorizado.

A recomendação se estende ao estofado principal da sala: sofás em bege-claro ou cinza-médio devem ser priorizados. Já os tons mais vibrantes, segundo a arquiteta, devem aparecer em itens como quadros, almofadas e mantas.

“São itens que, se você enjoar, não vai ter um prejuízo financeiro, pois são mais baratos e mais fáceis de serem trocados”, explica. 

Sofás compactos otimizam salas pequenas

Na hora de mobiliar a sala, a escolha dos móveis pode impactar diretamente na mobilidade. Segundo Cesário, o ideal é manter uma distância mínima de 80 centímetros entre um item e outro, levando em conta que a largura média do corpo humano é de, aproximadamente, 60 centímetros, o que permite uma margem de 10 centímetros de folga para cada lado durante a passagem.

O sofá é um dos principais móveis desse ambiente, e é preciso evitar modelos muito grandes. O coordenador de e-commerce da Sono Show Móveis, Diego Brisse, sugere o uso de sofás sem caixa ou sofás fixos de até três lugares.

“O sofá sem caixa vem crescendo em popularidade, pode ser retrátil ou até mesmo um sofá-cama, dependendo do modelo escolhido. O sofá fixo é indicado para quem gosta de manter o design mais clássico. O modelo de três lugares ocupa pouco espaço e existem diversas opções com custo acessível sem perder o conforto”, destaca.

Cesário também acredita que, ao escolher um sofá retrátil e reclinável, o ideal é optar por um modelo “mais slim”, com braços menores e sem caixa comprida, para preservar o conforto e a leveza do ambiente.

Aposte em guarda-roupa com portas de correr e espelho

No quarto, o guarda-roupa pode ocupar bastante espaço, por isso, a orientação é investir em soluções que conciliem funcionalidade e estética. Segundo Brisse, os modelos com portas de correr são ideais para ambientes pequenos.

“O público demonstra uma preferência por portas de correr, tanto pela otimização do espaço, quanto pela beleza. Ele possui um design mais moderno e a maioria possui uma ou mais portas com espelho, o que ajuda a ampliar visualmente o espaço e elimina a necessidade de um espelho à parte”, destaca.

Integre ambientes para ampliar a área útil

A integração de cômodos é uma estratégia muito utilizada para aproveitar cada metro quadrado do imóvel e aumentar a sensação de amplitude. Para quem trabalha em casa, um cômodo que une quarto de visitas e escritórios pode ser uma boa opção.

De acordo com Cesário, integrar a varanda com a sala também é uma alternativa. O espaço pode se transformar em home office, cantinho de leitura ou uma sala de jantar, dependendo da metragem disponível. Mas, para fazer essa mudança, é preciso nivelar o piso com o da sala e fazer o fechamento da sacada com vidro, verificando com o síndico do prédio qual deve ser a sua padronização. 


A arquiteta também ressalta que, geralmente, nessa varanda tem a área técnica, com a condensadora do ar condicionado, e pode ser interessante fazer um detalhe de marcenaria para o fechamento, de forma que ela não fique exposta. 

Opte por painéis em vez de racks volumosos

Outro cuidado importante é com o mobiliário da área da TV. Brisse recomenda a escolha de painéis ao invés de racks. “Existem diversas opções com preços acessíveis e funcionais. E para quem curte algo mais rebuscado, há modelos com LED, detalhes ripados e até mesmo com texturas e visual mais clean e moderno”.

Caso o morador prefira manter o rack, Cesário sugere atenção às medidas, dando preferência pela escolha de um modelo com profundidade reduzida, em torno de 30 centímetros. Também é indicado usar um painel de MDF para esconder a fiação e decorar com prateleiras e objetos leves. 

Mantenha um estilo e paleta de cores unificados

Quando os ambientes são integrados, é importante manter a harmonia visual. Misturar estilos muito distintos, como uma sala com decoração contemporânea, uma cozinha vintage e uma varanda industrial, pode fazer com que os espaços pareçam desconectados.

De acordo com Cesário, o ideal é definir uma paleta de cores e um estilo predominante que se repita nos diferentes cômodos integrados. Caso a pessoa goste de usar diferentes estilos de decoração, como romântico e industrial, é importante que essa combinação esteja presente em todos os ambientes, e não isoladamente.