Pular para o conteúdo

5 técnicos cotados para assumir a Seleção Brasileira

Desde que Tite deixou o comando do Brasil, logo após o término da Copa do Mundo de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou uma verdadeira saga em busca de um substituto. No entanto, já são mais de seis meses sem um acordo definitivo ou, até mesmo, um indicativo concreto para a vaga. Dito isso, saiba quem são os 5 técnicos cotados para assumir a Seleção Brasileira.

Seleção Brasileira

De dezembro (quando terminou a Copa do Mundo do Catar) para cá, mais de cinco nomes já foram ventilados como possíveis substitutos de Tite na Seleção Brasileira. A CBF já esteve mais próxima de alguns treinadores, chegou a estar aos pés de outros e, hoje, encontra-se numa situação de verdadeira indefinição.

Isso porque o técnico que era visto como ideal pela diretoria da CBF para comandar a Seleção Brasileira no novo ciclo até a Copa do Mundo de 2026, por fim, parece que não vai querer assumir o Brasil. Com isso, os outros nomes, que até então eram vistos como “segundas opções”, começam a pipocar mais intensamente.

Sendo assim, confira quem são os 5 técnicos cotados para assumir a Seleção Brasileira:

Carlo Ancelotti (Real Madrid) 

Tão logo a Copa do Mundo de 2022 terminou para a Seleção Brasileira, já começou a se apontar o nome de Carlo Ancelotti como o mais cotado para assumir a equipe canarinho. O técnico do Real Madrid vem sendo não apenas o principal cotado para o cargo como, também, de longe, o mais desejado pela CBF para a posição.

São muitos os fatores que fazem com que a CBF queira Carlo Ancelotti como o novo técnico da Seleção Brasileira. Um deles, obviamente, é a qualidade do treinador, que tem uma carreira extremamente vitoriosa: quatro Champions Leagues (com Milan e Real Madrid), títulos na Itália, Espanha, Alemanha e por aí vai.

Outro ponto que corrobora para o desejo da CBF por Ancelotti é trazer um técnico estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira. O futebol brasileiro, como um todo, vive um período de extrema valorização de treinadores de fora. Isso, de certa forma, acabou transbordando para além dos clubes.

No entanto, ao que tudo indica, Carlo Ancelotti não vai assumir a Seleção Brasileira. Em determinado momento do ano, as negociações pareciam estar mais próximas. Esperava-se que, com a eliminação do Real Madrid na Champions League, o treinador fosse demitido e pudesse assumir a equipe canarinho.

O Brasil deu uma data limite de 20 de maio para a decisão do técnico e, depois, voltou atrás e segue esperando por Ancelotti. No entanto, o treinador não deve deixar o Real, visto que a reformulação de elenco da equipe espanhola (com a saída de diversos jogadores e chegadas de outras promessas) já vem ocorrendo.

Abel Ferreira (Palmeiras)

Quando o assunto é novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol, o segundo nome mais citado é sem sombra de dúvidas o de Abel Ferreira. O técnico português vem se tornando um verdadeiro símbolo no cenário brasileiro e, dados os títulos conquistados em tão pouco tempo, já pode ser considerado um ídolo do Palmeiras.

Abel é, hoje, o técnico mais bem visto do futebol brasileiro – ao menos em termos de resultados. Desde que chegou ao Palmeiras, em 2020, o treinador simplesmente mudou a forma como o Verdão joga e se relaciona com os demais times do país. A mentalidade da equipe alviverde é completamente diferente – e extremamente vencedora.

São cerca de quatro temporadas no comando do Palmeiras. Nesse meio tempo, Abel já conquistou a Libertadores da América duas vezes, o Campeonato Paulista também duas vezes, a Recopa Sul-Americana uma vez, a Copa do Brasil uma vez, o Campeonato Braisleiro uma vez, e a Supercopa do Brasil também uma vez.

Além do excelente desempenho no comando do Palmeiras, outros dois fatores pesam a favor de Abel Ferreira para que ele seja o novo técnico da Seleção Brasileira. Em primeiro lugar, o fato de ser um técnico estrangeiro (como tão deseja o futebol brasileiro atualmente). Em segundo, por ser conhecido por reformular a mentalidade das equipes que treina.

Fernando Diniz (Fluminense)

Até um tempo atrás, Fernando Diniz também vinha forte na briga dos técnicos cotados para assumir a Seleção Brasileira. O treinador, que assumiu o Fluminense no ano passado e, com um time extremamente limitado, conduziu o clube carioca ao G-4 com verdadeira maestria, tinha diversos fatores ao seu favor para ocupar o cargo.

Diniz é visto como um dos técnicos mais promissores do futebol brasileiro já faz algum tempo. Ele é conhecido por conseguir fazer com que times com elencos limitados sejam capazes de jogar um futebol extremamente bonito, pautado pelo domínio da posse de bola e verticalidade em termos de ataques.

Foi assim no comando do São Paulo, quando quase terminou campeão do Brasileirão, e vem sendo assim com o Fluminense. Em 2022, Diniz ganhou o seu primeiro título com um “time grande” do futebol brasileiro: o Campeonato Carioca. A partir daí, começou a se fortalecer ainda mais a ideia dele assumir a Seleção Brasileira.

Para a Seleção, sob o comando de Diniz, o que se esperaria seria um time próximo ao de Guardiola no Manchester City: que tenha o controle da bola, domine o jogo, envolva o adversário e consiga ser fatal quando necessário. No entanto, alguns recentes resultados do Tricolor das Laranjeiras acabaram colocando em cheque a possível ida do treinador.

Jorge Jesus (Fenerbahçe)

Outro nome que ainda é citado como possível novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol é o de Jorge Jesus, do Fenerbahçe. O treinador português fez história no comando do Flamengo em 2019 e 2020, quando ganhou praticamente tudo que disputou com o Rubro-Negro, em uma das mais memoráveis épocas do clube carioca.

É justamente a passagem de Jesus pelo Flamengo que faz com que ele ainda seja visto como um possível reforço para a Seleção Brasileira. Desde que deixou o Rubro-Negro, o treiandor passou por Benfica e, hoje, comanda o Fenerbahçe da Turquia – mas, ao que tudo indica, deixará o clube ao término da atual temporada. 

Ainda que seja o nome menos citado dos quatro destacados anteriormente, Jorge Jesus ainda pode vir a assumir a Seleção Brasileira. Um dos pontos que colocam isso em evidência, inclusive, é o fato de que ele provavelmente será o único treinador sem time nos próximos meses (visto que Ancelotti, Abel e Diniz não devem deixar seus clubes).

Mano Menezes (Internacional) 

E para finalizar a lista dos técnicos cotados para a assumir a Seleção Brasileira de Futebol, temos um nome que chegou a ser ventilado com mais intensidade nos primeiros meses de 2023, mas cujas “negociações” esfriaram. No começo do ano, Mano Menezes, técnico do Internacional, chegou a ser cravado por parte da imprensa como o treinador que iria substituir Tite no Brasil.

O técnico terminou a temporada de 2022 em alta no comando do Internacional. Pegou um time que era visto como limitado e cujas expectativas estavam baixas e terminou na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, chegando a brigar pelo título em determinado momento da competição.

Mano, que já treinou a Seleção Brasileira no passado, no entanto, vem decaindo. O Colorado não teve um bom início de 2023 e isso tem recaído, também, sobre os ombros do treinador. Sendo assim, ainda que seja cotado para o cargo, já não é mais um dos favoritos (longe disso).

Abrir bate-papo
Anunciar no site...
Olá
Este canal é para quem tem interesse em anunciar no site!